sábado, 2 de agosto de 2008

As experiências com o triângulo

Apesar de ter marcado o regresso ás vitórias em jogos de pré-época, o triunfo (3-0) de hoje sobre o Leixões não foi esclarecedor quanto ás dúvidas que ainda subsistem no «onze» do FC Porto. Jesualdo Ferreira continua a fazer experiências com o elemento mais importante do triângulo de meio-campo do 4-3-3, o trinco. Desta vez, avançou Raul Meireles para a posição 6. E apesar de não estar rotinado nesse lugar, Meireles não se saiu nada mal. O maior problema acaba por ser a sua ausência num dos vértices mais adiantados do triângulo, ou seja, Raul Meireles e Lucho Gonzalez estão tão rotinados nessas duas posições que a descida de Meireles para a posição 6 acaba por trazer mais desvantagens do que benefícios. Apesar de trazer outra dinâmica à posição, já que joga quase sempre com precisão de passe e na vertical, a sua ausência mais à frente retira poder de antecipação ao FC Porto na altura de pressionar o adversário quando este sai em transições rápidas para o ataque. Com Lucho e Guarín por vezes muito adiantados, houve quase sempre necessidade de um dos extremos auxiliar Meireles no meio-campo defensivo. Talvez a solução passe por voltar a experimentar Fernando na posição 6, no jogo frente ao Cagliari, para podermos tirar mais algumas conclusões.
Por agora há apenas uma certeza: o fantasma de Paulo Assunção vai andar por aí mais algum tempo!
Quanto ao jogo, acabou por ser um triunfo fácil do FC Porto que entrou dominador e decidido a marcar cedo. As qualidades da época passada vão-se manter!
Quanto aos protagonistas, já deu para perceber que, com a lesão de Tarik Sektioui, os 3 homens da frente estão encontrados: Lisandro, Rodriguez e Mariano. Lá atrás, haverá apenas dúvidas sobre quem vai acompanhar Bruno Alves. Apesar de as excelentes exibições de Rolando estarem a baralhar as coisas, é provável que Jesualdo mantenha a confiança na experiência e voz de comando de Pedro Emanuel. No próximo Domingo, com a Lázio, tiramos todas as dúvidas e apostamos num primeiro «onze».

3 comentários:

Anónimo disse...

Snr. Cajuda:


Quem diria... «padrinho» vitoriano.

Terá também agora a ideia que (ele próprio) não deveria ser treinador de futebol enquanto o seu nome estivesse sujo?

Cá se fazem... cá se pagam, não acha amigo Ricardo Vara?

Ricardo Vara disse...

Bem, já estive tentado a escrever sobre a postura do Vit. Guimarães no recurso apresentado à UEFA mas sinceramente, o FC Porto não deve andar a reboque destes oportunistas. O jogo no relvado vai-se sobrepor à secretaria.
Eles depois que não se queixem com os empréstimos do FC Porto, que têm privilegiado o Braga.
Um abraço.

Anónimo disse...

apoio o fcp nessa situação de emprétimos ao vitória(já parecem os da luz)o azul mexe e eles disparam,enfim é o que temos.scpmigascp
sobre o triângulo?dia 16 leva as réguas os compassos pq não te vais safar