quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A «foto do dia» - Victor Fernandez

Recuperamos uma foto do treinador espanhol Victor Fernandez que orientou o FC Porto no início da época 2004/05. Diz-se que, apesar de ser um bom técnico e um autêntico ‘gentleman’, não tem perfil de disciplinador e terá sido esse o principal motivo para os maus resultados da equipa no campeonato. Apesar de ter vencido a Taça Intercontinental (frente ao Once Caldas da Colômbia) e de ter qualificado o FC Porto para os Oitavos-de-final da Liga dos Campeões, acabou por ser demitido quando o FC Porto caiu para o terceiro lugar da classificação no campeonato nacional dessa época.
Esta foto foi captada na véspera do decisivo CSKA Moscovo-FC Porto, relativo à penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2004/05. O FC Porto tinha a qualificação para os Oitavos-de-final presa por arames, tendo necessidade de vencer os russos em Moscovo e de derrotar o Chelsea no último jogo da fase de grupos. Duas vitórias, por 1-0 em Moscovo e por 2-1 frente ao Chelsea, mantiveram o FC Porto na liga milionária. Apesar da sensacional ponta final na fase de grupos, o espanhol já não orientou a equipa na eliminatória frente ao Inter de Milão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Este é o técnico mais mal tratado nas «gerências» de Pinto da Costa.

Homem muito correcto, muitissimo educado, trabalhador sério.

Foi vítima do «ar» turbulento de um casal que haveria proporcionar um... livro.

Fazemo-nos entender?

Um abraço.

Anónimo disse...

Considero que foi um erro ter o Porto ter despedido Victor Fernandez (depois de uma derrota com o Braga por 3-1 ou 2-1, agora não me lembro bem)porque foi substituído por José Couceiro, que fez muito pior, de lembrar a derrota em casa com o Nacional por 0-4 é um exemplo e exibições mediocres, as exibições do Porto com Fernandez vacilavam entre o excelente e o razoável, mas não podia ser de outra forma após as vendas de jogadores campeões europeus. Se tivesse ficado Fernandez o Porto teria sido campeão nacional. A ilusão de Pinto da Costa em ver em José Couceiro um "novo Mourinho" foi um erro.
Daniel Gonçalves.