quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O FC Porto e a Supertaça

Aproveitando mais uma presença (a 5ª em 6 anos) do FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira, recuperamos algumas estatísticas e curiosidades ligadas à disputa deste troféu.
O FC Porto é o clube português com mais Supertaças conquistadas e o segundo com mais finais perdidas. Só o Benfica supera o FC Porto em mais derrotas na Supertaça. Os encarnados venceram apenas 4 troféus em 14 participações. Aliás, o Benfica é ainda hoje a vítima privilegiada pelo FC Porto em jogos da Supertaça: 9 das 10 derrotas benfiquistas foram contra o FC Porto!
Apesar de nos últimos 30 anos continuar a dominar o futebol português em todas as competições, é na disputa da Supertaça que a hegemonia do FC Porto mais se faz sentir, isto porque ainda hoje tem mais troféus conquistados que todos os outros clubes juntos. O FC Porto venceu a competição por 15 vezes, enquanto que só por 14 vezes a Supertaça foi conquistada por outro clube. Ou seja, é preciso vencer o Sporting no próximo Sábado para a estatística continuar azul e branca.
Dois dados curiosos: o FC Porto ainda não conseguiu vencer a competição 3 vezes consecutivas mas também nunca ficou mais de 3 anos sem conquistar o troféu. A última vitória (na foto) do FC Porto aconteceu há duas épocas atrás, quando derrotou o Vit. Setúbal, em Leiria, por 3-0 (Adriano, Anderson e Vieirinha).

3 comentários:

Daniel disse...

Este blog está fantástico. FANTÁSTICO! Muitoa PARABÉNS! EXCELENTE TRABALHO! Continua porque está estpectacular... um autentico museu!

Anónimo disse...

Vamos esquecer os jogos da época passada com o Sporting e começar a ganhar. Se o Jesualdo não começar a inventar.......

Anónimo disse...

«... um autentico museu! ...»

Concordo.