sábado, 22 de novembro de 2008

Este é o FC Porto de Lucho Gonzalez!

Hoje damos destaque ao jogador mais carismático do actual plantel do FC Porto e que é também o preferido do “blogger”, ‘El Comandante’.
Apesar de Helton, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Raúl Meireles e Lisandro Lopez também partilharem com Lucho os louros do tri campeonato, é ao nosso actual nº 8 que melhor associamos o “novo” FC Porto. Apesar de não gostar que o tratem por ‘El Comandante’, Lucho é simplesmente a cabeça, o pulmão e o coração do actual FC Porto. Um ‘top class football player’ como dizia Bobby Robson.
Até hoje, Lucho jogou apenas em 3 clubes (Huracan, River Plate e FC Porto), o que é bem revelador da fidelidade que mantém com os emblemas que representa. Foi aos 9 anos que começou a jogar futebol nas escolas do Huracan, o clube pelo qual se estreou na primeira liga argentina.
Miguel Brindisi, o seu treinador no Huracan, foi dos primeiros a elogiar as suas capacidades: "Quando recebe a bola já sabe o que fazer com ela. A cabeça dele parece um computador. Tem interiorizado um mapa das movimentações dos companheiros e sabe perfeitamente qual é o melhor caminho. Além disso, ele consegue jogar em várias posições, sempre com um alto rendimento. É um menino de ouro!”
Foi no Torneio Clausura de 2002 que a Argentina começou a olhar de outra forma para as excelentes exibições do médio do Huracan, o que levou o River Plate a adquirir o seu passe. Ao serviço do River, Lucho venceu o Torneio Clausura em dois anos consecutivos. Apesar de o FC Porto já ter acordado com o River Plate a sua vinda para a Europa no início da época 2004/05, Lucho permaneceu em Buenos Aires mais um ano, chegando à Europa no Verão de 2005.
A sua transferência não foi nada pacífica e ainda hoje os adeptos do River Plate, e os responsáveis do clube, lamentam a sua saída. “Desde que Lucho se foi, não voltámos a ser campeões. Lucho é o melhor jogador na sua posição, é titular da selecção argentina e um jogador insubstituível. No River continuamos à procura de uma alternativa, mas ainda não chegámos perto de encontrar alguém parecido”, afirmou José Maria Aguilar, presidente do River Plate, após a ída de Lucho para a Europa.
Quem não pode lamentar a sua saída do futebol argentino é o FC Porto. Mas o próprio Lucho também está a adorar a experiência e retribui na mesma moeda. “Considero que cresci, porque o FC Porto me permitiu crescer. O clube tem todas as condições para um jogador evoluir. Joguei grandes clássicos, jogos da Liga dos Campeões em grandes palcos da Europa, e aprendi muito com os treinadores que tive e com os companheiros. Os títulos também nos fazem crescer, e viver no Porto está a ser fantástico.”
Na próxima semana destacamos outro pilar do actual FC Porto, Lisandro Lopez.

1 comentário:

Paulo Moreira disse...

o Lucho é um jogador que vai ficar para sempre na memória de todos os portistas (como ficou o Cubillas por exemplo), já que a sua categoria, a visão de jogo e o profissionalismo são de elevada qualidade.
Não é por acaso que foi escolhido para ser um dos capitães da equipa.

Queria aproveitar para pedir ao amigo Ricardo Vara para me contactar quando tiver disponibilidade, para isso deixo o meu mail: dragao_sd@hotmail.com

Abraço e obrigado