domingo, 16 de novembro de 2008

A «foto do dia» - O FC Porto de Júlio Matos

Parece que esta época vai marcar um novo ciclo no Basquetebol do FC Porto. Afastado do título desde 2003/04, o FC Porto optou este ano por promover a técnico principal um histórico da secção de Basquetebol, Júlio Matos.
Adjunto de Alberto Babo na época anterior, Júlio Matos estreia-se agora como treinador principal. Conhecedor profundo do basquetebol português e antigo capitão do FC Porto, vai certamente ser uma mais-valia na orientação do plantel do FC Porto mais rico das últimas épocas. Júlio Matos, como jogador, foi campeão pelo FC Porto em 1979, 1980 e 1983. Além dos títulos que conquistou, foi ainda distinguido com o Dragão D'Ouro na época 1991/92, na categoria de atleta de alta competição. Na qualidade de treinador conquistou os títulos nacionais de Juniores e de Esperanças (sub-24).
Além da aposta num homem da casa, esta época o FC Porto reforçou a equipa com 3 norte-americanos (Kevin Martin, Christian Burns e Chuck Bailey) de qualidade e dois portugueses (Daniel Monteiro e José Almeida) com experiência no 'basket' português. Se juntarmos aos reforços a qualidade de alguns jogadores como Nuno Marçal, João Figueiredo e Paulo Cunha, parece encontrada a combinação perfeita para quebrar a hegemonia da Ovarense nas últimas épocas.
Em cima, a ilustrar o "post", duas equipas de Basquetebol do FC Porto, uma da época 1984/85 (o base Júlio Matos é o segundo em baixo a contar da direita) e outra do actual plantel 2008/09.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sugestão para a identificação dos jogadores da foto da equipa de 1984/85...

Terceiro em pé será José Silvestre? O primeiro em baixo é Tó Ferreira e, como já referido, o quarto é Júlio Matos.

Outros jogadores dessa época... o americano Joe Weber e os brasileiros Pelé (1º em cima?) e João Baptista (o 2º em cima?)...

Escriba disse...

de facto é o Silvetre antes de ir prá luz...