quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Já está!

Pois é, as contas fazem-se no fim. Quase no fim! A uma jornada do final da 1ª fase lá vamos nós novamente para os Oitavos. Um feito histórico para alguns mas quase uma obrigação para o nosso FC Porto.
Depois da vitória da época passada frente ao Besiktas, nova demonstração de força dos tricampeões em Istambul com vitória sobre o Fenerbahçe por 2-1. Agora, falta ir vencer ao terreno do Galatasaray para fazermos o pleno com os 3 grandes da Turquia.
Foi um FC Porto descomplexado, cheio de personalidade e que jogou o jogo pelo jogo com o Fenerbahçe. O que tínhamos criticado em Jesualdo Ferreira naquela sequência de 3 derrotas consecutivas foi hoje a melhor arma do FC Porto: o trabalho de casa. A equipa jogou muito subida no campo e ocupou muito bem os espaços. Nem se notou a ausência de ‘El Comandante’. Com um 4-4-2 puro, o FC Porto controlou completamente o jogo na 1ª parte. Exibição portentosa do nosso meio-campo, que abafou a bola e não permitiu aos turcos fazerem «o jogo da época» como tinham prometido no dia anterior. Apesar do «onze» inicial do FC Porto indiciar que o 4-3-3 seria a aposta de Jesualdo, isso não se verificou pois Hulk e Lisandro Lopez jogaram sozinhos na frente e Cristian Rodriguez jogou um pouco mais recuado.
Apesar de não atravessar um grande momento de forma, o uruguaio é muito disciplinado tacticamente e permite a Jesualdo mexer facilmente no sistema táctico durante o jogo. Uma solução que Ricardo Quaresma não possibilitava.
Com o trio Fernando-Raúl Meireles-Tomás Costa muito pressionante e a obrigar o adversário a errar, foi com naturalidade que surgiram os golos. O inevitável Lisandro Lopez voltou a bisar e a sua parceria com Hulk promete porque o brasileiro faz ruir qualquer sistema defensivo.
Na segunda parte, o golo fortuito dos turcos intraquilizou-nos mas o FC Porto voltou-nos a sossegar com 20 minutos finais de grande rigor defensivo e concentração. A vitória nunca esteve em causa. Nesse período, só nos surpreendeu a opção de Jesualdo em substituir Tomás Costa demasiado cedo. O argentino estava a ser dos melhores em campo mas Freddy Guarín acabou por entrar bem no jogo e ajudou a segurar o meio-campo.
Agora, com a qualificação garantida e dois pontos a separarem-nos do primeiro lugar, temos umas contas a ajustar com o Arsenal na última jornada.

3 comentários:

Paulo Moreira disse...

Foi um jogo onde todo o colectivo esteve muito bem, por isso na minha opinião não se destacou nenhum jogador mas sim todo o conjunto.
Agora que já estamos nos oitavos (como de costume), é preciso começar a subia na classificação do campeonato para voltarmos rapidamente ao nosso lugar de sempre.

Abraço

dragao vila pouca disse...

A crónica da morte do F.C.Porto, era, como se viu, manifestamente exagerada.
Passado o período de crise, com origem, no alfaiate de Mirandela, que pareceu desorientado, a equipa portista conseguiu encontrar-se e em dois jogos decisivos, ainda por cima, fora de casa, ganhou e atingiu o objectivo de chegar aos oitavos-de-final.
Ontem, como em Kiev, o F.C.Porto conseguiu um bom jogo, com uma exibição globalmente, muito conseguida, melhor na 1ª parte que na 2ª, mas e porque mais uma vez - isso tem que ser melhorado -, não soubemos matar o jogo e mais uma vez, sofremos um golo esquesito.
Também acho que já podemos concluir: esta equipa tem carácter, tem crença, tem alma e ao contrário do que muitos apregoavam, tem qualidade.
Agora que as coisas parecem encaminhas, vamos atacar a Liga portuguesa, pois queremos e temos capacidade para isso, ganhar o tetra.
UM abraço

Anónimo disse...

Estamos a subir de rendimento ontem ganhamos 5-1.