Recuamos à Taça dos Clubes Campeões Europeus 1987/88 com o bilhete do jogo entre o FC Porto e o Real Madrid, relativo à 2ª mão da 2ª eliminatória da prova.
Golos: Sousa aos 23', Míchel aos 54' e Míchel aos 69'
O FC Porto começou por eliminar o Vardar, da ex-Jugoslávia, com duas vitórias por 3-0, enquanto que o Real Madrid afastou o Nápoles (2-0 no Santiago Bernabéu e 1-1 no San Paolo) na 1ª eliminatória. Em virtude de o Santiago Bernabéu ter sido interditado pela UEFA, devido aos incidentes no Real Madrid - Bayern de Munique da época anterior, a 1ª mão da eliminatória entre FC Porto e Real Madrid realizou-se em Valência, no Estádio Mestalla. Apesar do FC Porto ter estado em vantagem até aos 83 minutos de jogo, os espanhóis acabaram por vencer essa partida por 2-1 (Madjer aos 59', Hugo Sanchez aos 83' e Sanchis aos 90') e ganhar uma importante vantagem para o segundo jogo.
A 2ª mão realizou-se no Estádio das Antas a 4 de Novembro de 1987. Apesar da grande expectativa que o jogo da 2ª mão gerou (ficaría de fora da competição o campeão da Europa em título, o FC Porto, ou um dos principais candidatos à conquista do troféu, o Real Madrid), os espanhóis acabaram por vencer novamente o FC Porto por 2-1 e avançar para os Quartos-de-final.
Apesar de Míchel ter sido o autor dos dois golos do Real Madrid, esse jogo ficou marcado por uma grande exibição do extremo esquerdo Paco Llorente, que na segunda parte arrasou a defesa do FC Porto. José Antonio Camacho, o ex-treinador do Benfica, também participou nessa partida quando, aos 85 minutos de jogo, foi chamado a substituir Emilio Butragueño. É curioso que o FC Porto esteve à frente do marcador nos dois jogos da eliminatória mas acabou por ser eliminado. No entanto, os espanhóis também não conseguiram atingir a final da competição porque foram eliminados nas meias-finais pelo campeão da Europa dessa época, o PSV Eindhoven.
Vamos recordar os «onzes» e os marcadores do jogo da 2ª mão da eliminatória entre FC Porto e Real Madrid:
Estádio das Antas, 4 de Novembro de 1987FC Porto: Mlynarczyk, João Pinto, Geraldão, Semedo, Inácio, Jaime Magalhães (Jorge Plácido aos 66'), Sousa, André, Frasco, Rui Barros (Barriga aos 36') e Madjer;
Treinador: Tomislav IvicReal Madrid: Buyo, Chendo, Tendillo, Sanchis, Solana (Paco Llorente aos 46'), Míchel, Jankovic, Martín Vázquez, Gordillo, Emilio Butragueño (Camacho aos 85') e Hugo Sanchez;
Treinador: Leo BeenhakkerGolos: Sousa aos 23', Míchel aos 54' e Míchel aos 69'
1 comentário:
Estive presente nesse jogo das
Antas.Nunca mais me esqueci desse
Paco Llorente ter feito gato/sapato
ao ´nosso´ grande João Pinto ...
Ricardo Moreira
V.N. de Gaia
Enviar um comentário