sábado, 27 de dezembro de 2008

O cúmplice de 'El Comandante': Lisandro Lopez

Recentemente tínhamos dado destaque a Lucho Gonzalez, o jogador mais carismático do actual plantel do FC Porto. Agora, é a vez do seu compatriota argentino e actual nº 9 do FC Porto, Lisandro Lopez. Um 'post' dedicado em exclusivo ao Licha e ilustrado com fotos da sua passagem pelo Racing Club de Avellaneda.
O clube que Lisandro representou antes de chegar ao FC Porto é, juntamente com o Boca Juniors, o River Plate, o San Lorenzo de Almagro e o Independiente (o grande rival do Racing, com quem joga o famoso 'Clássico de Avellaneda'), um dos "cinco grandes" do futebol argentino. Actualmente, o Racing é o terceiro clube argentino com mais adeptos, ficando apenas atrás de Boca Juniors e River Plate. Apesar de não possuir o historial destes dois gigantes do futebol sul americano, o Racing já venceu uma Taça dos Libertadores da América, em 1967, e uma Taça Intercontinental, no mesmo ano, frente ao Celtic de Glasgow. 'Licha' López estreou-se na primeira equipa do Racing a 14 de Junho de 2003, num empate (2-2) diante do Vélez Sarsfield. A sua ascensão no futebol argentino foi muito rápida porque logo no ano seguinte tornou-se o melhor marcador do campeonato argentino. Lisandro marcou 12 golos (18 no total da época 2004/05) em 19 jogos no 'Torneo Apertura' 2004. Nessa altura, o treinador do Racing jogava num sistema táctico em 4-4-2 que privilegiava a mobilidade dos dois homens da frente. Ao contrário do que acontece no FC Porto, em que já foi utilizado como extremo e como ponta-de-lança, Lisandro tinha liberdade para percorrer toda a frente de ataque do Racing ao lado do uruguaio Marcelo Guerrero, outro jogador móvel que sabia interpretar na perfeição o 4-4-2.
Depois do sucesso na liga argentina, o interesse de clubes europeus em Lisandro surgiu ainda antes do Verão de 2005. Além do interesse do Benfica, falou-se com alguma insistência da sua transferência para o futebol inglês ou para o Palermo, onde encontraria Mariano González, seu antigo colega de equipa e que veio a reencontrar no FC Porto. Contudo, foi o FC Porto a ganhar a corrida pelo ponta-de-lança argentino. Apesar da veia goleadora que trazia da argentina e da boa pré-época que realizou no seu ano de estreia em Portugal, foi ele o ponta-de-lança sacrificado por Co Adriaanse, que o colocava preferencialmente sobre o lado esquerdo do ataque no apoio a Benni McCarthy e, mais tarde, no apoio a Adriano. Foi com Jesualdo Ferreira que Lisandro potenciou o seu instinto goleador, tendo mantido na época passada um média de quase um golo por jogo, contabilizando no final da época 24 golos em 27 partidas para a Liga. Um registo que lhe garantiu o 1º lugar dos goleadores em Portugal e o 9º lugar no ranking da Bota de Ouro europeia.O seu nome já se encontra na lista dos melhores marcadores de sempre do FC Porto no campeonato nacional, ao lado de Pinga, Costuras, Slavkoo Kordnya, Correia Dias, António Araújo, Azumir, Fernando Gomes, Jacques, Domingos, Mário Jardel, Pena e Benni McCarthy. Além do sucesso que está a marcar a sua passagem pela Europa, Lisandro também tem visto o seu nome surgir com regularidade na convocatória para a Seleccção argentina, tendo tido a confiança dos 3 últimos seleccionadores argentinos: José Pekerman, Alfio Basile e Diego Maradona. Apesar de ser bastante tímido fora das quatro linhas, Lisandro é letal no momento da finalização. Os seus remates, que executa em força e com grande precisão, são a sua grande virtude. Contudo, o ponta-de-lança argentino também é o primeiro a defender, sempre em pressão sobre o portador da bola. Além disso, é um jogador disciplinado e que "faz bom balneário". Em suma, é um jogador 'à Porto'. Temos mesmo que lhe renovar o contrato!

1 comentário:

Anónimo disse...

Gosto mesmo muito do ´nosso´ Lisandro!Um jogador á FCPORTO!
Garra,raça,técnica,habilidade,poder
de sofrimento,esforçado,sentido de
baliza,etc,etc...são muitos dos
atributos do numero 9 do FCPORTO.
Que fique por cá por muitos e
longos anos ...

Ricardo Moreira
V.N.de Gaia