domingo, 1 de fevereiro de 2009

30 minutos demolidores e 1 hora assim-assim

No inicio de Janeiro tínhamos referido que seria importante o FC Porto chegar ao fundamental ciclo de jogos de Fevereiro/Março a depender apenas de si próprio para chegar ao primeiro lugar do campeonato. Missão cumprida: dependemos de nós e ainda lideramos a Liga! É apenas um ponto de vantagem, mas nas actuais circunstâncias, e na semana que antecede o FC Porto-Benfica, um ponto pode significar uma importante vantagem psicológica. E se jogos que chegam em boa altura, o clássico de Domingo é um deles. Vencendo o Benfica (e mesmo que o Sporting também vença o Sp. Braga), o FC Porto cava uma diferença de 4 pontos para os dois rivais de Lisboa. Com jogos no Dragão frente a Sporting e Benfica, a bola passa a estar agora do nosso lado!
Quanto à vitoria (1-3) de hoje, algum tempo que não víamos o FC Porto a entrar em jogo de forma tão autoritária. A diferença de dois golos, apesar de conquistada muito perto do fim, até acaba por ser algo lisongeira para o Belenenses, que na primeira meia-hora viu a bola rondar a baliza de Júlio César uma dúzia de vezes. Foram 30 minutos de futebol total por parte do FC Porto!
Mas como o Belenenses conseguiu reduzir ainda antes do intervalo, na segunda-parte o FC Porto foi bem mais expectante. Não sabemos se ficou encolhido por mérito do Belenenses ou se por estratégia própria. O que é certo é que houve ali um período no segundo tempo em que nem as transições rápidas, que Jesualdo tanto aprecia, estavam a sair bem. Lá tivemos que esperar pelos últimos 5 minutos de jogo para garantir uma vitória que na primeira parte chegou a parecer demasiado fácil.
Lucho, Rolando, Bruno Alves, Cristian Rodriguez e Hulk (que jogador!) foram os melhores do FC Porto. Deixo uma nota especial para Lucho Gonzalez que, sem fazer um jogo brilhante, e depois de ter corrido quilómetros na Quarta-feira, nunca se escondeu do jogo e ainda acabou por marcar o golo da tranquilidade. 'El Comandante' está de volta!
Agora, com a meia-final da Taça da Liga agendada para a próxima Quarta-feira, desejamos que o FC Porto se apresente em Alvalade mas que ao mesmo tempo assuma que o jogo frente ao Benfica é demasiado importante para correr riscos desnecessários frente ao Sporting. Um 'FC Porto B' também é capaz de discutir o jogo.

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Vitória justa, mas sofrida, pois como não matamos o jogo e não sabemos controlar, sujeitamo-nos a passar por isto, que é a nossa sina com Jesualdo.

Temos mais vitórias e mais golos marcados fora de casa que no Dragão e é preciso alterar isso e nada melhor que no jogo contra o Benfica.

Conseguimos manter a liderança e isso era muito importante.

Muito bem Hulk - grande jogador -, Lucho e C.Rodríguez - para desespero do Vasconcelos.

Muito bem pensada a gestão dos amarelos. Andamos a dormir ou quê?

Um abraço

Anónimo disse...

Aquele 1º amarelo dado ao Fucille é
de bradar aos çéus! Também com aquele auxiliar...ai jasus!
Se estes arbitros encomendados são espertos, nós com uma ´jogada´ de
Mestre fizemos vêr que no FCPorto
somos inteligentes !!!
Venham os Viscondes e os Lampiões!

Ricardo M.

Ricardo Vara disse...

Moreira, gostei de te ver no Restelo. Estavas 4 ou 5 filas abaixo da minha. Eu estava com o João (Costa da Caparica). Gostei da tua gabardine!
Um abraço

Ricardo Vara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Hei!!! Óh Ricardo , então és tú o administrador aqui deste magnifico blog???Dasse!O mundo é mesmo pequeno!!!Ainda estive com o João
antes do jogo mas como estava cheio
de sede não lhe prestei a atenção q
ele merece! hehehehe
Grande Abração deste Amigo . . .

P.S.: Como sabias que era eu???

Ricardo M.