sábado, 21 de fevereiro de 2009

Era importante vencer

Ontem não estava em causa a poupança de jogadores, os cartões amarelos ou a táctica de Jesualdo. O que estava em causa eram 3 importantíssimos pontos. Conseguimos!
Em vésperas de um Sporting-Benfica, era fundamental garantir os 3 pontos em Paços de Ferreira. Esta pode muito bem ser uma jornada decisiva para a atribuição do título. Se o Benfica não vencer em Alvalade, o FC Porto 'cava', pela primeira vez no campeonato, uma diferença de 3 ou 4 pontos para o segundo classificado. Numa Liga discutida taco-a-taco, e com o Benfica a ter que gerir apenas um jogo por semana até ao final da época, essa margem pontual até nos dava algum conforto. Vamos lá ver se o Sporting colabora!
Quanto ao jogo de ontem, a vitória (0-2) do FC Porto por dois golos de diferença voltou a esconder algumas insuficiências defensivas. Mas já estamos conformados! Deixar o adversário jogar no seu meio-campo defensivo parece ser uma característica (preocupante?) que já não vai ser alterada nesta versão FC Porto 2008/09. Ainda ontem, na antevisão do 'derby' de Lisboa, Quique Flores confirmava isso mesmo. O técnico do Benfica, quando questionado sobre as diferenças entre FC Porto e Sporting, logo se referiu ao facto do FC Porto não se importar que o adversário tenha posse de bola. Essa opção, permite-lhe depois ter mais espaço para sair para o ataque em transições rápidas, que o FC Porto interpreta quase na perfeição.
O incrível Hulk é que não parece nada incomodado com esta forma do FC Porto actuar. Ele é o protagonista maior deste estilo de jogo. Ontem, voltou a ser o melhor homem em campo. Uma força da natureza que causa devastação por onde passa!
Mas para este tipo de jogo ser eficaz, também é importante destacar a forma como o FC Porto defende. Apesar do Paços de Ferreira ter tido demasiado espaço e posse de bola em pleno meio-campo do FC Porto, os homens de Paulo Sérgio só conseguiram assustar Helton em (perigosos) remates de meia-distância. Quando surgia perto da área do FC Porto, o Paços esbarrava quase sempre na boa colocação defensiva portista (Rolando e Bruno Alves, por exemplo, têm feito uma época fantástica!). Contudo, o FC Porto necessita de corrigir a sua forma de actuar naquele espaço entre os homens do meio-campo e os quatro defesas. Não é nada normal a frequência, e facilidade, com que os adversários trocam a bola naquela zona do terreno. A rever!
Se na próxima Terça-feira o FC Porto voltar deixar o adversário jogar, não estou a dramatizar se disser que os nossos laterais vão passar um mau bocado em Madrid. Pela forma de actuar dos espanhóis, vai ser necessária muita entreajuda para o FC Porto não sofrer golos no Vicent Calderon. Vamos lá ver como é que se apresenta a versão europeia do FC Porto 2008/09.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Muito bons os primeiros 25 minutos, a um nível que já não me recordo. Depois o treinador do Paços corrigiu, o nosso deixou andar e voltamos ao futebol do costume, que vive do contra-ataque e das arrancadas do Hulk e do Lisandro.
Mas e isso é que era fundamental, ganhamos, com justiça, contra um adversário que deu muito boa réplica.
Estamos com a moral em alta para terça-feira e vamos assistir, tranquilamente ao derby.

Miseráveis os comentários e análises dos 2 patetas da RTP.
Virou moda dizer que o F.C.Porto é beneficiado.

Um abraço