sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Este (ainda) não é o Lisandro!

Recebeu anteontem o Dragão d’Ouro (Atleta do Ano) mas este ano ainda não chegou nem perto do jogador que monopolizou os golos do FC Porto na época passada.
O que se passa com Lisandro? Só o próprio o pode esclarecer, mas o seu ar algo triste só pode ser consequência da recente não renovação do seu contrato. Será que tinha uma grande proposta para sair do FC Porto? Lisandro é o enigma do FC Porto 2008/09.
Apesar de continuar a ser o jogador guerreiro e dedicado de outras épocas, parece bem menos concentrado. Até os remates, que num passado recente executava com força e precisão, lhe saem com pouca convicção. E os golos fáceis que teima em falhar dentro da pequena área? Estranho!
Há críticos que defendem que o seu menor rendimento pode estar relacionado com a saída de Ricardo Quaresma ou com a sua (pouco frequente) deslocação para o lado direito do ataque. Julgo que não está aí a resposta para o jejum de golos do ‘Licha’. Ele é daquele tipo de jogadores que, pelo seu perfil reservado e pouco expansivo, tem muita dificuldade em lidar com aspectos exteriores que possam influenciar o seu rendimento.
A displicência com que por vezes os jogadores abordam alguns lances é um bom critério para avaliarmos o seu estado de espírito e motivação. Lisandro continua a querer ganhar (ele é um dos que actualmente ‘carregam’ a bandeira do FC Porto) mas há algo que está a condicionar o seu rendimento, disso não há dúvidas. Até a forma como festeja os (poucos) golos que tem marcado é reveladora do seu actual estado de espírito.
Julgo que o FC Porto não terá acautelado com a devida antecedência a renovação do contrato do jogador. Se Lisandro é um ‘jogador à Porto’, porque não atribuir-lhe um salário acima da média. Ele é o tipo de jogador que contagia uma equipa e uma plateia. Quantos portistas é que não se identificam com a sua postura? Poucos, certamente!
Se há dinheiro para pagar comissões (chorudas!) a empresários e administradores da SAD, também devería haver para premiar a dedicação do ‘Licha’!

2 comentários:

Anónimo disse...

A culpa é da Marta Leite Castro!

Paulo Moreira disse...

O lisandro por tudo aquilo que já fez com a camisola do FC Porto merece ser um dos jogadores mais bem pagos do plantel.
É um jogador à Porto, com raça e daqueles que antes "quebrar do que torcer".