domingo, 8 de fevereiro de 2009

Um esforço pelo 1º lugar!

Foram melhores os resultados (o Sporting perdeu!) do que a exibição! O FC Porto não conseguiu aumentar a vantagem para o Benfica mas conseguiu disfarçar o mau jogo de hoje com um último fôlego que lhe permitiu manter o primeiro lugar da Liga. A verdade é que a consistente exibição do Benfica surpreendeu o FC Porto e os próprios adeptos. Tivemos oportunidades para marcar primeiro mas não estávamos preparados para defrontar um Benfica personalizado e que nunca vacilou. O FC Porto até jogou em bloco mas foi sempre uma equipa demasiado tensa e com futebol pouco fluído. Apesar de não ter merecido ir para o intervalo a vencer, o Benfica mostrou como se deve defender os 3 'tanques' do ataque do FC Porto. Hulk, Lisandro e Rodriguez raramente conseguiram abordar os lances de frente. Foi o Benfica que obrigou o FC Porto a jogar mal! Ainda assim, deu para o FC Porto manter o primeiro lugar e aumentar a vantagem para o Sporting.
Sabendo que este FC Porto, versão 2008/09, é uma equipa repentista e que precisa de espaço para cavalgar as transições rápidas, Quique Flores posicionou muito bem a sua equipa. Mesmo a jogar contra um Benfica que apresenta dois remendos no «onze» (David Luiz a lateral esquerdo e Ruben Amorim como ala direito), o FC Porto não conseguiu criar rupturas na defesa do Benfica. Durante alguns períodos do jogo assistiu-se mesmo a uma (preocupante) impotência do FC Porto em chegar com perigo à baliza de Moreira. Nem o poderoso Hulk conseguiu abrir a defesa do Benfica. Este ano o FC Porto não tem conseguido transformar o Dragão num estádio sufocante para os adversários. Já são vários pontos perdidos em casa!
Agora, falta saber como é que o FC Porto vai reagir ao desgaste da Liga dos Campeões e da meia-final (jogada a duas mãos) da Taça de Portugal. Isto porque até final da época o Benfica só joga 1 vez por semana. Num campeonato tão disputado, isso pode fazer toda a diferença. Vai ser uma luta interessantíssima, e renhida, até final!

3 comentários:

Anónimo disse...

Fico agora à espera dos comentários ao penalty de ontem! Do autor do blogue: NADA!
Do treinador na flash interview: "Têm que deixar de fazer estas questões aos treinadores logo a seguir aos jogos, quando ainda não tiveram oportunidade de ver bem os lances pela TV. Em Alvalade deu? É que logo a seguir já tinha arrasado a arbitragem.
Sr. Ricardo M., fico a aguardar um comentário isento, como fez num post de há dias.
Toca a todos... mas o de ontem foi escandaloso (até para mim, um anti-lampião confesso). Nas barbas do Proença!!

dragao vila pouca disse...

Desilusão, desencanto e frustração.

Mais uma vez em casa, o F.C.Porto ficou aquém das expectativas e foi incapaz de ganhar um jogo. E não ganhou porque tem dificuldades em jogar ao ataque, em ter bola, em controlar a partida. Se no melhor período marca...ainda consegue ganhar, mas se isso não acontece, é um futebol que vive à base de fogachos, ora de Hulk, ora de Rodríguez, porque Lisandro é uma sombra do jogador que encantou na temporada passada.
Depois, Jesualdo a ver que o Benfica tinha clara superioridade numérica no meio-campo, nunca corrigiu, deixou que a equipa de Quique jogasse à vontade - Moreira não teve nenhum trabalho -, controlasse, dominasse e mesmo depois do empate, não forçou à procura da vitória, parecendo conformada e amedrontada, contentando-se em não perder.

Enfim do mal o menos e continuamos a liderar, mas desperdiçamos uma oportunidade de dar uma machadada fatal nos rivais de Lisboa.

Sobre Proença, é preciso dizer que ficou um penalti claro sobre Lucho com o resultado em 0-0, que a ser marcado e convertido, podia dar origem a um jogo totalmente diferente.

Um abraço

Anónimo disse...

Bem ...
Depois de ter assistido ao vivo e a
côres o jogo de ontem,penso que o
resultado foi o mais justo dentro
daquilo que se passou em campo!
Agora,não me venham é com tangas de
que não era penalty!Pois não!Não era um mas sim dois!No primeiro o
Lucho foi muito anjinho,mas que é
penalty É ... ! No segundo,que foi asinalado e BEM, o anjinho foi
Yedba ao pôr a mão á frente do LL9
dentro da grande área ! E nem vou
fazer comparações com os penaltys
assinalados em Alvalade na 4ªfeira
porque esses , ENFIM !!!
Estamos em primeiros e isso é que
interessa.Tendo em conta o derby de
Lisboa para a semana e depois a
recepção ao Zpordeng,até que não se
está nada mal ...
Saudações Tri-Campeãs !!!

Ricardo M.