domingo, 26 de julho de 2009

Entre os melhores, sempre!

Mais uma vez, vamos ter o FC Porto entre os melhores da Europa. Na próxima Segunda-feira, iniciamos a nossa participação na 'Peace Cup', a «Liga dos Campeões da pré-época». O convite para participar neste super-torneio, que vai decorrer na Andaluzia, foi, mais uma vez, consequência do prestígio intocável que o FC Porto continua a manter e que vai crescendo a cada ano que passa.
Na 'Peace Cup', vão estar presentes os 4 clubes mais influentes dos 4 países latinos: FC Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Lyon (França) e Juventus (Itália).
Este é o melhor torneio de pré-época em que um clube português alguma vez se viu envolvido, ou seja, é uma competição que o FC Porto vai ter que levar um pouquinho mais a sério (apesar do FC Porto abordar sempre estas provas com intenção de as vencer), em virtude dos bons prémios envolvidos (2 milhões de euros para o vencedor!) e do excelente quadro de equipas que a organização conseguiu reunir.
Será que a poderemos considerar a 3ª competição mais importante da época para o FC Porto? Talvez, pelo menos pelos montantes e prestígio envolvidos na prova, embora uma competição como a Taça de Portugal ainda mantenha algum encanto, até a nível histórico.
Na próxima semana, a Europa vai estar de olho na 'Peace Cup', o que também vai possibilitar valorizar ainda mais os jogadores do FC Porto. Além disso, a competição poderá ser a última oportunidade de Jesualdo testar um «onze» para a Supertaça Cândido de Oliveira, pois para o FC Porto disputar mais de dois jogos na competição, frente a Lyon e Besiktas, será obrigado a ultrapassar a 1ª fase, ficando em 1º lugar do seu grupo. Ou seja, além de receber um prémio pela presença nas meias-finais, o FC Porto também evita ter de fazer um reajustamento no calendário de pré-época, pois haveria necessidade de marcar mais um jogo de preparação antes do primeiro encontro oficial da época, frente ao Paços de Ferreira.
O FC Porto já nos habituou a ter boas prestações nestes torneios de Verão. Nos últimos anos, merecem destaque as vitórias no Torneio de Amesterdão e no Torneio do Centenário da Atalanta.
Esta também é uma boa oportunidade de repetir as históricas vitórias no Torneio Joan Gamper (em 1987, com Barcelona, Bayern de Munique e Ajax), no Troféu Teresa Herrera (em 1991, com Deportivo da Corunha, Real Madrid e Ajax) ou na Thailand Premier Cup (em 1997, com Inter de Milão, Selecção da Tailândia e Boca Juniors).
A participação do FC Porto na 'Peace Cup' também pode marcar o regresso ao estádio onde vencemos a Taça UEFA. O Estádio Olímpico de Sevilha, onde se jogará a final da prova, é o único palco, dos 3 onde vencemos as 3 competições europeias do nosso historial, ao qual ainda não regressámos. Depois do regresso ao Estádio do Prater, em 2002/03 (eliminatória da Taça UEFA, frente ao Áustria de Viena), e à Arena de Gelsenkirchen, em 2007/08 (eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Schalke 04), só nos falta regressar ao 'La Cartuja'. É lá que se disputa a final do torneio.
Mas antes disso, é preciso começar por vencer o Lyon, de Cissokho e Lisandro Lopez.

3 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Estes torneios em termos desportivos têm mais interesse para os treinadores do que para os adeptos.

Enquanto os primeiros terão ensejo de fazer experiências, aquilatar das qualidades dos reforços e sua adaptação e preparar a equipa para as competições oficiais, já para os segundos resulta normalmente em espectáculos de futebol geralmente pouco atractivos, condizentes com a ainda insípida performance dos atletas, em inicio de época.

São jogos normalmente encarados como treinos, mas que ninguém quer perder. Com muitas substituições, que provocam rendimentos dispares. Apesar de tudo o registo de vitórias é importante, quanto mais não seja para cimentar o prestígio.

Enfim, um mal necessário!

Jorge disse...

pré-época é sempre altura para experiências, por isso não espero grande coisa. pelo que vi do Lyon e do Besiktas ainda lhes falta muita força nas pernas e alguma na cabeça, por isso creio que vão ser 2 jogos fraquinhos. quero ver Valeri e Falcao, os 20 minutinhos contra o Dinamo Bucareste não chegaram para nada...

Jorge (Porta19)

ninja disse...

Muito bom torneiro de forma a vermos o que valemos nesta altura. O prémio é muito bom e temos hipóteses de ganhá-lo. Acredito na vitória e na evolução da equipa.

Abraços