Mais uma vez, vamos ter o FC Porto entre os melhores da Europa. Na próxima Segunda-feira, iniciamos a nossa participação na 'Peace Cup', a «Liga dos Campeões da pré-época». O convite para participar neste super-torneio, que vai decorrer na Andaluzia, foi, mais uma vez, consequência do prestígio intocável que o FC Porto continua a manter e que vai crescendo a cada ano que passa.
Na 'Peace Cup', vão estar presentes os 4 clubes mais influentes dos 4 países latinos: FC Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Lyon (França) e Juventus (Itália).
Este é o melhor torneio de pré-época em que um clube português alguma vez se viu envolvido, ou seja, é uma competição que o FC Porto vai ter que levar um pouquinho mais a sério (apesar do FC Porto abordar sempre estas provas com intenção de as vencer), em virtude dos bons prémios envolvidos (2 milhões de euros para o vencedor!) e do excelente quadro de equipas que a organização conseguiu reunir.
Será que a poderemos considerar a 3ª competição mais importante da época para o FC Porto? Talvez, pelo menos pelos montantes e prestígio envolvidos na prova, embora uma competição como a Taça de Portugal ainda mantenha algum encanto, até a nível histórico.
Será que a poderemos considerar a 3ª competição mais importante da época para o FC Porto? Talvez, pelo menos pelos montantes e prestígio envolvidos na prova, embora uma competição como a Taça de Portugal ainda mantenha algum encanto, até a nível histórico.
Na próxima semana, a Europa vai estar de olho na 'Peace Cup', o que também vai possibilitar valorizar ainda mais os jogadores do FC Porto. Além disso, a competição poderá ser a última oportunidade de Jesualdo testar um «onze» para a Supertaça Cândido de Oliveira, pois para o FC Porto disputar mais de dois jogos na competição, frente a Lyon e Besiktas, será obrigado a ultrapassar a 1ª fase, ficando em 1º lugar do seu grupo. Ou seja, além de receber um prémio pela presença nas meias-finais, o FC Porto também evita ter de fazer um reajustamento no calendário de pré-época, pois haveria necessidade de marcar mais um jogo de preparação antes do primeiro encontro oficial da época, frente ao Paços de Ferreira.
O FC Porto já nos habituou a ter boas prestações nestes torneios de Verão. Nos últimos anos, merecem destaque as vitórias no Torneio de Amesterdão e no Torneio do Centenário da Atalanta.
Esta também é uma boa oportunidade de repetir as históricas vitórias no Torneio Joan Gamper (em 1987, com Barcelona, Bayern de Munique e Ajax), no Troféu Teresa Herrera (em 1991, com Deportivo da Corunha, Real Madrid e Ajax) ou na Thailand Premier Cup (em 1997, com Inter de Milão, Selecção da Tailândia e Boca Juniors). A participação do FC Porto na 'Peace Cup' também pode marcar o regresso ao estádio onde vencemos a Taça UEFA. O Estádio Olímpico de Sevilha, onde se jogará a final da prova, é o único palco, dos 3 onde vencemos as 3 competições europeias do nosso historial, ao qual ainda não regressámos. Depois do regresso ao Estádio do Prater, em 2002/03 (eliminatória da Taça UEFA, frente ao Áustria de Viena), e à Arena de Gelsenkirchen, em 2007/08 (eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Schalke 04), só nos falta regressar ao 'La Cartuja'. É lá que se disputa a final do torneio.
Mas antes disso, é preciso começar por vencer o Lyon, de Cissokho e Lisandro Lopez.
3 comentários:
Estes torneios em termos desportivos têm mais interesse para os treinadores do que para os adeptos.
Enquanto os primeiros terão ensejo de fazer experiências, aquilatar das qualidades dos reforços e sua adaptação e preparar a equipa para as competições oficiais, já para os segundos resulta normalmente em espectáculos de futebol geralmente pouco atractivos, condizentes com a ainda insípida performance dos atletas, em inicio de época.
São jogos normalmente encarados como treinos, mas que ninguém quer perder. Com muitas substituições, que provocam rendimentos dispares. Apesar de tudo o registo de vitórias é importante, quanto mais não seja para cimentar o prestígio.
Enfim, um mal necessário!
pré-época é sempre altura para experiências, por isso não espero grande coisa. pelo que vi do Lyon e do Besiktas ainda lhes falta muita força nas pernas e alguma na cabeça, por isso creio que vão ser 2 jogos fraquinhos. quero ver Valeri e Falcao, os 20 minutinhos contra o Dinamo Bucareste não chegaram para nada...
Jorge (Porta19)
Muito bom torneiro de forma a vermos o que valemos nesta altura. O prémio é muito bom e temos hipóteses de ganhá-lo. Acredito na vitória e na evolução da equipa.
Abraços
Enviar um comentário