domingo, 6 de setembro de 2009

«Curiosidades FCP» - Os cromos dos «tetracampeões»

Com o FC Porto à procura de novo «Penta», olhamos para trás e recordarmos os «cromos» (pertencem a uma colecção da Liga dos Campeões) daqueles que ficaram ligados ao segundo «tetra» da nossa história.
Helton, Bruno Alves, Raúl Meireles, Lucho González e Lisandro López são os «cinco magníficos» que participaram nos últimos quatro campeonatos conquistados pelo FC Porto. Deste quinteto, Lucho González tem o mérito de ser o protagonista com mais jogos acumulados nestas quatro épocas, contabilizando um total de 111 desafios no campeonato. É uma marca histórica para "El Comandante" e que ilustra bem o facto do argentino ter sido o preferido do 'Paixão pelo Porto'. Logo atrás surge o seu compatriota Lisandro López, com 106 jogos realizados. Seguem-se Raúl Meireles (100), Helton (93) e Bruno Alves (92) no grupo dos mais utilizados.
Quanto ao número de golos, o inevitável Lisandro López lidera com 46 remates certeiros.
Da estrutura do Futebol da FC Porto SAD, também podemos acrescentar o nome de Antero Henrique. O Director Geral do Futebol iniciou as suas actuais funções na época 2005/06, ou seja, no início do primeiro campeonato conquistado pelo FC Porto desta série de 4 consecutivos.
Pedro Emanuel também merece uma referência especial. Apesar de não ter sido utilizado durante a época em que esteve em recuperação de uma lesão grave, o 'capitão' fez sempre parte dos plantéis do FC Porto durante estas 4 épocas e também podia integrar a lista dos «tetra-magníficos» se tivesse contabilizado minutos de competição durante o campeonato de 2006/07.
Uma lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo, contraída em plena pré-temporada (no aquecimento que antecedeu o jogo entre o Manchester City e o FC Porto) teve como consequência a realização de duas intervenções cirúrgicas no espaço de cinco meses, impedindo o 'capitão' de ser «tetra».
Os 5 jogadores do FC Porto que participaram nos últimos quatro campeonatos veêm o seu nome constar numa lista muito restrita que inclui 7 jogadores do FC Porto que conquistaram o «tetra» na década de 90 e 10 jogadores do Sporting que, na década de 1950, assinaram o primeiro «tetra» do futebol português. Ou seja, com o novo «tetra», o FC Porto conseguiu superar o Sporting no nº total de jogadores que ficaram associados à conquista de 4 campeonatos consecutivos.
Lucho Gonzalez, Lisandro Lopez, Helton, Raúl Meireles, Bruno Alves, Rui Barros, Jorge Costa, Folha, Rui Jorge, Paulinho Santos, Ljubimko Drulovic e Aloísio são, até ao momento, os 12 «tetra-magníficos» do FC Porto.

Sem comentários: