quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A «foto do dia» - O bilhete do Rosenborg - FC Porto, Liga dos Campeões 1996/97

Recuperamos mais um bilhete de um jogo do FC Porto nas competições europeias. Desta vez, recuamos ao Rosenborg-FC Porto, relativo à 3ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 1996/97, com o ingresso que deu acesso ao jogo do Estádio Lerkendal.
Nessa edição da 'Champions', o FC Porto foi sorteado no Grupo D, juntamente com o Rosenborg, o AC Milan e o IFK Gotemburgo.
O FC Porto deslocou-se à Noruega em primeiro lugar do grupo, isto depois de ter vencido o AC Milan (3-2 em San Siro) e o Gotemburgo (2-1 nas Antas). Ou seja, novo triunfo na 3ª jornada quase que garantiria ao FC Porto a qualificação para os Quartos-de-final da prova.
O jogo de Trondheim disputou-se a 16 de Outubro de 1996 e o FC Porto venceu o Rosenborg por 1-0 (golo de Jardel aos 90'). Com essa vitória, o FC Porto, de António Oliveira, manteve o 1º lugar do grupo, posição que já não abandonou até ao final da fase de grupos.
Algo surpreendentemente, o Rosenborg também se apurou para a próxima fase. Os noruegueses eram os 'outsiders' do grupo, mas venceram o AC Milan na última jornada, por 2-1 (grande surpresa!) e beneficiaram da vitória do FC Porto em Gotemburgo, por 2-0 (golos de Jardel e Artur). FC Porto e Rosenborg avançaram para os 'Quartos'.

Sem comentários: