quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Estará o FC Porto preparado para o Chelsea?

E, num abrir e fechar de olhos, aí está a 'Champions' no horizonte do FC Porto. A estreia na competição é já na próxima Terça-feira, ou seja, logo após o regresso do FC Porto aos jogos da Liga Sagres, frente ao Leixões.
Estará o FC Porto preparado para defrontar o Chelsea? Talvez não, porque, tal como em anos anteriores, o «FC Porto de Jesualdo» ainda não encontrou o equilíbrio. Ou seja, a visita a Stamford Bridge não vem na melhor altura para o FC Porto. De qualquer forma, um resultado negativo em Londres não retirará ao FC Porto a possibilidade de se qualificar, até em 1º lugar do grupo.
Nas últimas épocas, o FC Porto também foi derrotado nas visitas a Inglaterra, durante a fase de grupos da competição, e, ainda assim, conseguiu qualificar-se para os Oitavos-de-final, ficando, em duas ocasiões, em primeiro lugar do grupo.
Em 2006/07, uma derrota (2-0) frente ao Arsenal, logo na 2ª jornada, também colocou dúvidas quanto ás reais possibilidades do FC Porto seguir em frente, no entanto, acabámos por terminar a fase de grupos em 1º lugar (em igualdade pontual com os ingleses);
Em 2007/08, nova derrota (4-1) em Inglaterra, desta vez frente ao Liverpool, voltou a colocar em causa o apuramento para os Oitavos. Curiosamente, o FC Porto voltaria a ser primeiro classificado do grupo, relegando os ingleses para o segundo posto;
Na época passada, os 4-0 de Londres, frente ao Arsenal, também coincidiram com um natural período de indefinição em torno da equipa e do «onze», que terminaria na última jornada da fase de grupos com o FC Porto em... 1º lugar!
Conclusão: perder em Inglaterra, durante a fase de grupos, tem significado o apuramento para os Oitavos.
Mas a questão que colocámos em relação ao FC Porto também pode ser colocada relativamente ao Chelsea. Estarão os ingleses preparados para defrontar o FC Porto? Se olharmos para as últimas prestações da equipa de Carlo Ancelotti, o Chelsea está preparadíssimo. Depois de terem conquistado a Supertaça inglesa (derrotaram o Manchester United nas g.p.), os londrinos venceram os 4 jogos que disputaram na 'Premier League' (2-1 ao Hull City, 3-1 ao Sunderland, 2-0 ao Fulham e 3-0 ao Burnley). O Chelsea está forte e confiante!
O FC Porto poderá fazer um bom resultado em Stamford Bridge, mas para isso terá de fazer bem melhor do que no último jogo frente à Naval.
Ao contrário do que aconteceu na época passada, no jogo frente ao Arsenal, em que Jesualdo ainda procurava um «onze» base, desta vez o FC Porto chega à capital inglesa com um «onze» praticamente definido. Hulk será um importante trunfo para essa partida, pois se o FC Porto for consistente a nível defensivo, poderá tirar partido da velocidade e potência do brasileiro.
No entanto, talvez ainda haja jogadores do FC Porto que não estão preparados para a agressividade e intensidade que os ingleses colocam em campo quando jogam em sua casa. Nesse aspecto, a exibição da época passada, em Old Trafford, que garantiu ao FC Porto um empate (2-2), será uma boa referência.
O problema é que o FC Porto 2009/10 ainda não teve tempo suficiente para atingir o nível que exibiu em Manchester, e falta menos de uma semana para defrontarmos o Chelsea. Ainda assim, sendo o jogo de Stamford Bridge correspondente à 1ª jornada da prova, o FC Porto tem pouco a perder e muito a ganhar!

Sem comentários: