sábado, 28 de junho de 2008

«Curiosidades FCP» - O último troféu internacional que o Bi-Bota d'Ouro levantou

Foi há mais de 20 anos que o eterno capitão Fernando Gomes levantou o último troféu internacional conquistado com a camisola do seu clube de sempre. Foi no final do jogo frente ao Ajax, relativo à 2ª mão da Supertaça europeia, disputada no Estádio das Antas a 13 de Janeiro de 1988, que o Bi-Bota d'Ouro se despediu das conquistas internacionais que o acompanharam nos últimos anos da sua carreira nas Antas.
Foi de frente para a antiga Arquibancada do Estádio das Antas que Gomes ergueu a Supertaça que lhe acabava de ser entregue por um responsável da UEFA (na foto são ainda visíveis Rui Barros e Lima Pereira).
Apesar do treinador de então, Tomislav Ivic, ter assumido numa entrevista que “Gomes é finito!”, a empatia e cumplicidade do ponta-de-lança com os sócios e adeptos mantinha-se intocável. Arriscamos a dizer que o carisma e popularidade de Fernando Gomes junto dos adeptos não tiveram sequência em mais nenhum jogador que tenha passado pelo FC Porto num passado recente (talvez Vítor Baía se aproxime...).
Apesar do desgaste provocado pelas declarações de Tomislav Ivic, o treinador que se seguiu, Quinito, tratou de repor o prestígio e influência do jogador, afirmando: “Comigo, é Gomes e mais dez!”. Gomes até renovou o contrato mas acabou por deixar o FC Porto na época seguinte, depois de um atrito com Octávio Machado, e ingresssar no Sporting. Um "erro de casting" corrigido dois anos depois com o regresso à cidade Invicta. Por agora fica uma certeza: Gomes vai voltar a servir o FC Porto, só não se sabe é quando!

3 comentários:

Anónimo disse...

Não, amigo Ricardo Vara.


O último troféu (internacional) erguido pelo Bi-Bota de Ouro foi, tenho ideia, num Torneio disputado em Coimbra.

Confirmarei com... «dados».

Um abraço.

Anónimo disse...

??? Achamos que não foi...

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Exactamente.

Foi no decorrer da época (a sua última no FC Porto) de 1988/89 e no «Torneio INTERNACIONAL de Coimbra».

Um Triangular, com a participação, além do FC Porto e da Académica, dos polacos do Lodz, e dos romenos do Dinamo de Bucareste.


Jogos:

Académica - O - FC Porto - 3
D Bucareste - 2 - Lodz - 1 -
(em 10.02.1989)

Académica - 0 - Lodz - 2 (3º-4º lugares)
FC Porto - 2 - D Bucareste - 2 - (5-4 g.p. - final)
(em 12.02.1989)


Já agora

O FC Porto apresentou na final, sob a arbitragem de Ezequiel Feijão:

- Correia (júnior), Rui Manuel, Dito, N' Kongolo (já falecido) e Inácio (Quim); Frasco (Zé Carlos), Bandeirinha, Jaime Pacheco e Vermelhinho (Everton); Gomes (cap) e Edvaldo).

Os golos do FC Porto foram de... Gomes.

Este foi, de facto, o seu ÚLTIMO troféu (internacional e não só) a ser erguido.

Erguido por... GOMES.

Um abraço