Hoje recuperamos a assinatura de um dos contratos mais importantes da história do FC Porto e do futebol português.
O marcante segundo regresso de Pedroto ao FC Porto como treinador foi patrocinado pelos dois homens que o ladeiam na foto: Américo de Sá e Pinto da Costa.
Foi no final da época 1975/76 que o Presidente Américo de Sá deu plenos poderes a Pinto da Costa para negociar com José Maria Pedroto o seu regresso ao clube como técnico. Segundo relatos da época, Pedroto terá imposto apenas uma condição para assinar contrato com o FC Porto: que Pinto da Costa fosse o Chefe do Departamento de Futebol. E assim foi!
Depois de na primeira época (1976/77) ter vencido a Taça de Portugal, a dupla Pedroto-Pinto da Costa garantiu o regresso do clube ás vitórias no campeonato nacional, na época 1977/78, depois do mais longo jejum da sua história. Mais tarde, Pedroto e Pinto da Costa viríam a incompatibilizar-se com o Presidente Américo de Sá, dando origem ao célebre «Verão Quente» de 1980 que abordaremos num próximo "post".
1 comentário:
Amigo Ricardo Vara:
Está tudo certo o que refere.
Mas fico na expectativa.
Aguardemos o que vai «dizer» em relação à referida «polémica» com o Dr. Américo Sá.
Mas conte tudo.
Como já poderia ter contado como sucedeu a rotura... com Pinto de Magalhães, em 1969 (tendo como consequência a perca do título nesse ano).
E, já agora.
O que sucedeu depois, com o FC Porto em Tribunal, e a constante ostilização quando ao «serviço» do Setúbal e do Boavista.
Mesmo assim, que descanse em paz no... Mausuléu do Clube.
Um abraço.
Enviar um comentário