quarta-feira, 25 de junho de 2008

De Rui Águas a Cristian Rodriguez

A recente transferência de Cristian Rodriguez do Benfica para o FC Porto foi apenas mais um episódio nas desavenças entre os dois rivais nos últimos 20 anos. Tudo começou com a ida de Rui Águas (nesta foto surge ao lado de André num dos míticos clássicos dos anos 80) e Dito para as Antas, no Verão de 1988. Foi a primeira transferência controversa entre os dois clubes e a que originou um dos maiores conflitos entre FC Porto e Benfica. No final da época anterior, e depois do FC Porto ter tudo acertado com o Vit. Guimarães para a transferência do jogador Ademir, o Benfica resolveu boicotar o negócio entre os dois clubes aliciando o jogador com quem acabou por chegar a acordo. Ademir acabou por se transferir para o Benfica mas na época seguinte o FC Porto resolveu contra-atacar e foi à Luz resgatar Rui Águas e Dito, na transferência sensação do Verão de 1988.
Depois desse episódio, foram vários os jogadores que se viram envolvidos em transferências entre os dois clubes. Apesar de nem todos terem obtido sucesso depois da mudança, é o FC Porto que leva claramente vantagem das constantes trocas de camisola entre jogadores dos dois clubes. Rui Águas, Iuran, Kulkov, Deco, Maniche e Jankauskas foram excelentes apostas que acabaram por ter sucesso e ficar ligados a algumas das mais importantes conquistas do FC Porto a nível nacional e internacional. Dito, Pedro Henriques, Panduru e Sokota não tiveram a mesma sorte e acabaram por ser muito pouco utilizados. Arriscamos a dizer que, tendo em conta o seu potencial, o uruguaio Cristian Rodriguez vai certamente ficar incluído no grupo dos bem sucedidos.
Além de terem conquistado títulos ao serviço do FC Porto, alguns dos resgatados ao Benfica também proporcionaram mais-valias na altura de deixarem as Antas, pois Deco e Maniche renderam ao FC Porto aproximadamente 30 milhões de euros.
Quanto aos transferidos das Antas para a Luz, são vários os “flops” nos raides surpresa dos encarnados à Invicta. Paulo Pereira, João Manuel Pinto, Peixe, Drulovic e Féher foram muito pouco utilizados na Luz, não tendo o Benfica conseguido valorizar nenhum dos jogadores que depois acabaram por ser dispensados ou emprestados a outros clubes.

Sem comentários: