quarta-feira, 4 de junho de 2008

A «foto do dia» - O «onze» que defrontou o Benfica nas Antas, época 1977/78

Hoje recuperamos um «onze», e um dia, que ficarão para sempre na história do FC Porto. Ainda hoje muitos portistas o consideram um dos jogos mais importantes da história do FC Porto e do futebol português.
Disputava-se a época 1977/78 e o FC Porto recebia o Benfica com grandes possibilidades de aumentar a diferença na tabela classificativa e garantir um título que lhe fugia hà 18 anos. Foi, como se deve compreender, um jogo com muita tensão e nervosismo. Depois de na 1ª volta ter empatado (0-0) na Luz, o FC Porto necessitava pelo menos de não perder para garantir uma pequena vantagem, que se revelaria fundamental, em caso de empate entre os dois clubes no final do campeonato.
Nesse clássico, o Benfica marcou primeiro e colocou ainda maior pressão e intranquilidade na equipa do FC Porto. A procura do empate foi épica com a angústia a terminar aos 83 (!) minutos de jogo quando o brasileiro Ademir marcou o golo pelo qual ainda hoje continua a ser recordado. O empate (1-1) acabou por deixar tudo na mesma na frente do campeonato, tendo no final da prova havido necessidade de apurar o campeão através da diferença de "goal average"! O FC Porto valeu-se dos 81 golos marcados para superar o Benfica no "fotofinish" (terminaram ambos com 51 pontos).
É curioso que nessa época o Benfica protagonizou uma autêntica proeza pois não foi derrotado nenhuma vez e acabou por não ser campeão. Quanto ao FC Porto, foi derrotado apenas pelo Estoril (2-0) e em casa consentiu apenas dois empates (1-1 frente ao Benfica e 0-0 frente ao Boavista).
Em cima: Duda, Murça, Simões, Freitas, Gabriel, Fonseca;
Em baixo: Rodolfo, Octávio, Ademir, Gomes, Oliveira;

3 comentários:

Anónimo disse...

O benfica marcou primeiro mas com um auto-golo (salvo erro de Simões, que com o joelho fez um chapéu ao Fonseca). As Antas quase vieram abaixo com o golão do Ademir!!!

Anónimo disse...

Espanta-me não ver o Seninho(e as suas duas obras de arte em Manchester, naquele jogo em que valeu tudo, até arrancar olhos) nos "cromos". Com um bocado de sorte até se apanha o próprio nos bilhares do Ambrizete

Anónimo disse...

... e minutos antes do golo de Ademir, Humberto Coelho cabeceou uma bola que foi à trave, que faria o 0-2 e aí...