segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ilibados!

O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decidiu não levar a julgamento Pinto da Costa e Reinaldo Teles pelo processo relativo ao jogo FC Porto - Estrela, da época 2003/04. Além de ter ilibado Pinto da Costa, o juiz de instrução Artur Ribeiro ordenou que fosse enviada ao DIAP certidão das declarações prestadas pela testemunha Carolina Salgado, com vista a um eventual procedimento criminal por testemunho agravado falso. Ou seja, o testemunho de Carolina Salgado, além de não ser credível, foi considerado falso. Carolina Salgado arrisca agora uma pena de prisão até 5 anos.
Ainda bem que Maria José Morgado não é juíza! Ser juiz pressupõe ser imparcial, justo e neutral, adjectivos que não se aplicam à Procuradora. Recorde-se que o processo FC Porto - Estrela foi reaberto pela equipa de Maria José Morgado depois de ter sido arquivado por falta de provas. A Procuradora abriu um precedente gravíssimo ao reabrir um processo tendo por base declarações de uma alternadeira! Um capricho da Procuradora que, sem provas consistentes que incriminassem Pinto da Costa, resolveu ter em conta os testemunhos pouco lúcidos de Carolina Salgado.
Mas o juiz entendeu que "só ficcionando ou conjecturando" se encontraria "nexo de causalidade" entre os factos relatados por Carolina Salgado e o que de facto deu origem à acusação. Isto retrata bem a lucidez da testemunha!
A ansiedade em levar Pinto da Costa a tribunal era tão grande que a Procuradora, obcecada com o sub-mundo do futebol, se precipitou e chamou a depor a perturbada Carolina Salgado.
Uma impaciente esta Maria José Morgado!

Sem comentários: