quinta-feira, 19 de junho de 2008

O «cromo do dia» - Mielcarski

Grzegorz Mielcarski nasceu a 19 de Março de 1971 em Chelmno (Polónia). Este antigo avançado da Polónia representou o FC Porto durante 4 épocas mas, logo na primeira época, uma grave lesão nos ligamentos do joelho impediu-o de ser utilizado com maior regularidade nas 3 épocas seguintes. Nessa altura, partilhou idêntica infelicidade com outro jogador de leste que também tinha acabado de chegar ao FC Porto, o húngaro Péter Lipcsei. Quando chegaram, demonstraram ambos grande potencial mas as sempre complicadas e demoradas recuperações não lhes permitiram a afirmação que o potencial de ambos previa.
Mielcarski iniciou a carreira profissional no Olimpia Poznan e dois anos depois já se aventurava no estrangeiro para jogar no Servette, da Suiça. A experiência não correu bem e, com apenas 23 anos, acabou por regressar à Polónia para jogar no Górnik Zabrze. Antes de chegar ao FC Porto, em 1995/96, ainda representou um clube grande do futebol polaco, o Widzew Lódz. Foi neste histórico clube polaco que Mielcarski confirmou a sua veia goleadora, acabando por ser adquirido pelo FC Porto na época seguinte e já depois de ter ajudado a Polónia a conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Nas Antas, mesmo sem ser muito utilizado, venceu as três provas nacionais (Campeonato, Taça e Supertaça) apesar de ter marcado apenas 8 golos durante as 4 épocas que permaneceu no FC Porto. Além da grave lesão que o atormentou, ainda teve de travar uma luta por um lugar no ataque do FC Porto com Rui Barros, Domingos, Artur, Jardel e Edmilson, entre outros. Depois de deixar o FC Porto, Mielcarski representou sucessivamente, e durante 1 época, três clubes diferentes: Salamanca, Pogon e AEK de Atenas, acabando depois por regressar à Polónia, e ao Amica Wronki, onde terminou a carreira.
Em 2006 era director desportivo do Wisla Cracóvia mas demitiu-se das suas funções após uma série de discordâncias com os responsáveis do clube polaco. Na altura, o seu grande amigo e treinador do Wisla, Dan Petrescu, reconheceu que a saída de Mielcarski foi um erro: "Estou triste com a sua saída. O Grzegorz tinha uma filosofia semelhante à minha. Era a pessoa com quem melhor me relacionava em Cracóvia". Foi a última vez que ouvimos falar neste antigo ponta-de-lança do FC Porto e da Selecção da Polónia.

1 comentário:

miguel87 disse...

Grande promessa que ficou por cumprir devido a lesão! Nunca vou esquecer aquela jogada que fez em alvalade, jogo da supertaça, mal entrou em campo, levou a bola desde o meio campo e por pouco não marcou. Fazia lembrar Van Basten. Foi num jogo nas antas, com o Chaves salvo erro, que o vi cair e logo na altura se viu que era grave...Perdeu-se um Ponta de Lança de grande classe.