quinta-feira, 10 de julho de 2008

«Curiosidades FCP» - Cubillas e o Alianza Lima

Apesar de se ter notabilizado no FC Porto, foi no Alianza Lima (na foto) que Teófilo Cubillas cumpriu grande parte da sua carreira. Cubillas representou este histórico do futebol perúano durante 11 épocas e em 3 fases distintas: no início da carreira (de 1966 a 1972), depois de deixar o FC Porto (de 1977 a 1979) e antes da sua despedida dos relvados (de 1984 a 1988) quando regressou ao Perú depois da aventura nos Estados Unidos.
Cubillas apresenta a fantástica marca de 295 golos marcados em 440 jogos pelo Alianza Lima. A sua estreia na primeira liga do Perú deu-se com apenas 17 anos e logo na primeira época foi o melhor marcador da competição com 19 golos. Na época seguinte, o continente sul-americano ficou a conhecer o génio de Cubillas depois do perúano marcar dois golos ao Independiente da Argentina numa célebre eliminatória da Copa dos Libertadores.
Depois do sucesso no Alianza Lima, o reconhecimento internacional chegou no Mundial do México, em 1970, depois de Cubillas ajudar a sua seleccção a atingir os Quartos-de-final da prova. No final da competição, questionaram Pelé sobre a sua disponibilidade para jogar mais um Mundial, ao que o nº 10 brasileiro respondeu: "Julgo que não, mas não se preocupem porque já tenho um sucessor: Cubillas!" É curioso que, dois anos depois, em 1972, Cubillas foi eleito o melhor jogador sul-americano, relegando Pelé para o segundo lugar. Depois desse troféu, seguiu-se a conquista da Copa América com o Perú, em 1975, e novamente os Quartos-de-final do Mundial, em 1978 na Argentina.
Actualmente, Cubillas ainda é o nº 10 que mais golos apontou em mundiais de futebol, superando os melhores registos dos clássicos nº 10: Maradona, Cruyff, Zico, Zidane e Platini, entre outros. Apesar de no início da década de 70 ser um jogador muito cobiçado, Cubillas só deixou o Alianza Lima em 1973 e para jogar num clube modesto, o FC Basel da Suiça. Contudo, a experiência na Suiça não correu bem e, seis meses depois, Teófilo Juan Cubillas Arizaga mudou-se para o FC Porto!

Sem comentários: