sábado, 19 de julho de 2008

Primeiras impressões do FC Porto 2008/09

Depois de realizados 3 jogos de preparação (frente a Ribeirão, PAOK e Hannover) já é possível fazer uma primeira análise ao FC Porto 2008/09. Pelo que se tem visto, e apesar de ter experimentado o 4-1-4-1 e o 4-2-3-1, Jesualdo Ferreira vai continuar a privilegiar o esquema da época passada, o 4-3-3. E a verdade é que não haverá muitas razões para mudar. Afinal, foi a utilizar essa disposição táctica que o FC Porto garantiu mais de 20 pontos de vantagem sobre o segundo classificado da Liga. Então, para quê mudar? As saídas de 2 habituais titulares, Bosingwa e Assunção, e a provável saída de Quaresma, parecem não ser suficientes para levar o Professor a fazer grandes revoluções no esquema táctico. Pelo que vimos nos primeiros jogos, o romeno Sapunaru e o uruguaio Cristian Rodriguez encaixam muito bem no que o FC Porto pretende, e necessita, para compensar as saídas de Bosingwa e Quaresma. A maior interrogação parece mesmo ser o homem à frente da defesa. Jogando num 4-3-3 clássico, o chamado trinco assume um papel fundamental. Terão Bolatti, Freddy Guarín, Tomás Costa ou Fernando características e potencial para fazer esquecer Paulo Assunção? Talvez sim, mas são jogadores diferentes. Aliás, Freddy Guarín demonstrou hoje frente ao Hannover que pode ser muito útil como médio interior, o moderno "box-to-box" que joga num raio alargado de terreno. O colombiano tem um impressionante porte físico e gosta de utilizar o remate de meia distância. Vai ser uma excelente alternativa a Raúl Meireles ou Lucho Gonzalez. Por isso, é muito provável que o escolhido seja um dos restantes três.
Quanto á linha defensiva, parecem haver 3 indiscutíveis: Sapunaru, Bruno Alves e Fucile. Faltará escolher um parceiro para Bruno Alves. Rolando chegou agora ao clube mas tem estado muito bem, será suficiente? Fica uma certeza: vai continuar a ser difícil marcar golos ao FC Porto!
Do meio-campo para a frente as escolhas parecem mais óbvias e consensuais. É provável que Lucho Gonzalez e Raúl Meireles mantenham a titularidade, enquanto que na frente faltará encontrar um terceiro homem para acompanhar Rodriguez e Lisandro. Mariano Gonzalez (que continua muito pesado), Tarik Sektioui e Alan lutam por uma vaga. Falta saber se a anunciada surpresa de Pinto da Costa poderá ocupar essa posição.
De qualquer forma, parece que no início de época vamos mesmo ter um FC Porto em 4-3-3, mas com o avançar da temporada não será surpreendente se Jesualdo experimentar o 4-4-2, dadas as excelentes opções que tem para o meio-campo, o sector mais forte do FC Porto nesta época.
O Professor prepara muito bem as suas equipas para disputarem campeonatos, ou seja, é um treinador que gosta de consolidar rotinas e automatismos mas que é avesso a grandes alterações ou improvisações. Tudo leva a crer que a máquina vai continuar bem oleada!

3 comentários:

Anónimo disse...

Neste tempo de defeso, antes de nova época, faço uma homenagem a um grande Portista, agora desaparecido: Adriano Sampaio e Castro, falecido na passada quinta-feira, dia 17, no Porto, e sepultado em Agramonte, no dia seguinte. Um Portista da velha guarda, primo do antigo internacional de andebol e pesca, Eng.º Mário Castro, que também foi director do clube. O sr. Adriano Castro esteve muito ligado a diversas iniciativas na vida do F.C. Porto e foi um dos fundadores e elemento da 1ª equipa oficial do antigo e histórico F. C. Felgueiras. No Porto, também,foi um grande amigo e apoiante de Pinto da Costa.

Armando Pinto (Longra-Felgueiras)

LF disse...

BENFICA, CLUBE DO ANTIGO REGIME ?


http://vedetadabola.blogspot.com/2008/07/uma-mentira-repetida-muitas-vezes-3.html

Anónimo disse...

LF disse...
BENFICA, CLUBE DO ANTIGO REGIME ?


http://vedetadabola.blogspot.com/2008/07/uma-mentira-repetida-muitas-vezes-3.html

21 de Julho de 2008 11:13



DESAPARECE... POR FAVOR