quinta-feira, 10 de julho de 2008

A «foto do dia» - 2 gerações, 4 avançados

Esta foto traz-nos à memória os mais de 300 golos marcados ao serviço do FC Porto por estes 4 jogadores: Kostadinov, Rui Barros, Fernando Gomes e Rabah Madjer.
Apesar de Gomes, com 288 golos, superar o somatório de golos marcados pelos outros três avançados, os quatro acabaram por marcar duas gerações no FC Porto: no antes e no após Viena.
Apesar de Gomes e Madjer terem permanecido no FC Porto após a Final da Taça dos Campeões Europeus de 1987, essa conquista marcou o final de uma geração e o início de outra, o que se reflecte também na idade dos 4 avançados. Actualmente, os mais velhos, Fernando Gomes e Madjer, têm, respectivamente, 51 e 50 anos, enquanto que os mais novos, Kostadinov e Rui Barros, têm, respectivamente, 40 e 42 anos. Apesar de terem representado o FC Porto em períodos distintos, houve dois deles que tiveram a oportunidade, e o privilégio, de jogar ao lado dos outros três: Madjer e Rui Barros!
Inicialmente, Madjer partilhou o ataque do FC Porto com Fernando Gomes e Paulo Futre, tendo encontrado Rui Barros no ano imediatamente a seguir à conquista da Taça dos Campeões Europeus. Com Kostadinov, que nessa altura era utilizado a extremo-direito, o argelino cruzou-se quando regressou de Valência, depois de uma passagem de apenas 6 meses pelo clube espanhol.
Quanto a Rui Barros, encontrou Gomes e Madjer quando chegou ao clube, na época 1987/88, vindo do Varzim e teve oportunidade de jogar ao lado de Kostadinov quando regressou de Marselha, em 1994. 2 gerações, 4 craques!

Sem comentários: