sábado, 19 de julho de 2008

A «foto do dia» - O bilhete do Valletta - FC Porto, Taça das Taças, época 1991/92

Recuperamos a última visita do FC Porto à ilha de Malta com o bilhete da 1ª mão da 1ª eliminatória da extinta Taça dos Vencedores das Taças, época 1991/92.
O primeiro adversário do FC Porto na competição foi o Valletta FC, um dos três clubes mais populares de Malta, juntamente com os também históricos Sliema Wanderers e Floriana, que se sagrou por 19 vezes campeão de Malta e que venceu 11 Taças do seu país.
O jogo da 1ª mão da eliminatória realizou-se no Estádio Nacional, em Ta'Qali, a 19 de Setembro de 1991, e o FC Porto venceu o Valletta FC por 3-0 (Kostadinov aos 30', Timofte aos 40' e Mitharski aos 58'). Este jogo marcou a estreia em competições europeias do técnico brasileiro Carlos Alberto Silva, que chegou ao FC Porto nessa época depois de deixar o Japão e o comando técnico do Yomiuri Kawasaki, pelo qual se sagrou campeão japonês.
É curioso que, apesar das equipas de Malta sofrerem autênticas goleadas quando deixam a ilha, na 2ª mão o FC Porto venceu apenas por 1-0 (!) e com um golo marcado aos 90' (!), por Timofte. Depois do Valletta FC, seguiu-se o Tottenham na 2ª eliminatória.
Uma curiosidade: reparem que o bilhete custou apenas 3 liras maltesas, aproximadamente 7 euros!

Sem comentários: