quinta-feira, 25 de setembro de 2008

«Curiosidades FCP» - O fundo para aquisição de Cubillas

Apesar de ter causado sensação e alguma supresa, a contratação do perúano Teofillo Cubillas, em Dezembro de 1973, não saiu nada barata aos cofres do FC Porto. O nº 10 da Selecção do Perú custou 6 325 contos, uma pequena fortuna para a época.
Para adquirir Cubillas, além das quantias cedidas por empresários e por um grupo de sócios do FC Porto, foi também constituído um fundo com o objectivo de reunir a quantia exigida pelo Basileia para libertar o jogador. A aquisição do perúano acabou por mobilizar um grande número de sócios e adeptos do FC Porto, que se disponibilizaram a pagar ao clube determinada quantia para ajudar a adquirir a estrela da Selecção do Perú.
Recuperamos um desses pagamentos através de uma espécie de recibo que comprova o pagamento efectuado por um sócio do FC Porto que disponibilizou 100$! No documento pode ler-se: «Paguei ao Futebol Clube do Porto a quantia de cem escudos».
Além de ter custado uma fortuna, Cubillas também exigiu um vencimento compatível com o seu potencial. O perúano veio ganhar aproximadamente 125 contos mensais, quase o triplo do salário que nessa altura auferia um jogador de top na liga portuguesa. Só para se ter uma ideia do elevado vencimento do jogador, refira-se que Pavão, nessa altura o jogador do FC Porto mais bem remunerado, recebia apenas 50 contos por mês!
Depois do esforço despendido na aquisição do jogador, foi com naturalidade que no dia 4 de Dezembro de 1973 se reuniu uma autêntica multidão na Avenida dos Aliados, junto à sede do FC Porto, para receber o perúano.
Apesar da pequena fortuna gasta na contratação de Cubillas, o FC Porto só ficou a ganhar com a aquisição do jogador. Além de ter trazido projecção e reconhecimento ao clube, Cubillas também permitiu ao FC Porto encaixar uma quantia considerável com a sua venda. Jorge Vieira, um dos homens responsáveis pela sua contratação, confirmou que o perúano ainda deu lucro ao FC Porto aquando da sua saída: “Cubillas acabou por ser vendido por mais 780 contos do que custou e levou para os cofres do clube milhares de contos, não será exagero afirmá-lo. Houve uma subscrição pública e um jogo de apresentação que renderam 1200 contos, houve outros jogos com equipas nacionais e internacionais, e com tudo isso somado pode dizer-se que Cubillas ficou de graça ao FC Porto. Nesses três anos, Cubillas terá recebido 4700 contos e não é caricato dizer que muito mais que isso recebeu o FC Porto graças a Cubillas".

Sem comentários: