terça-feira, 23 de setembro de 2008

A «foto do dia» - O bilhete do Bayern de Munique - FC Porto, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1990/91

Recuamos à última participação do FC Porto na extinta Taça dos Clubes Campeões Europeus com o bilhete do Bayern-FC Porto, relativo à 1ª mão dos Quartos-de-final da prova. Antes de defrontar o Bayern, o FC Porto eliminou o Portadown, da Irlanda do Norte, e o Dínamo de Bucareste, da Roménia. Quanto aos alemães, deixaram pelo caminho o Apoel, do Chipre, e o CSKA de Sofia, da Bulgária.
O sorteio dos Quartos-de-final realizou-se sem quaisquer condicionalismos, isto depois de nas duas primeiras rondas os cabeças de série terem sido poupados a confrontos entre si. Ditou o sorteio que os únicos ex-campeões da Europa a cruzarem-se nos Quartos-de-final seriam o FC Porto e o Bayern de Munique. Os alemães eram orientados por Jupp Heynckes e no seu plantel constavam alguns nomes que ficaram ligados à história recente do clube, como Klaus Augenthaler, Stefan Reuter, Roland Wohlfarth, Stefan Effenberg e Christian Ziege, entre outros.
Estrela Vermelha-Dynamo de Dresden, Spartak de Moscovo-Real Madrid e AC Milan-Marselha foram os outros confrontos dos Quartos-de-final.
Na 1ª mão, disputada no Estádio Olímpico de Munique a 6 de Março de 1991, o FC Porto alcançou um empate (1-1) que lhe abría excelentes perspectivas para a 2ª mão da eliminatória. O Bayern marcou primeiro, por Bender, aos 31 minutos, e o FC Porto igualou aos 65', por Domingos, depois de um fantástico cruzamento de Kostadinov. Depois de sobreviver ao sufoco do primeiro tempo, período durante o qual os alemães desperdiçaram alguns golos, o FC Porto conseguiu igualar o jogo numa segunda parte bem mais equilibrada.
Após o auspicioso resultado da 1ª mão, e das boas memórias da Final de Viena, disputada 4 anos antes, foi com alguma surpresa que o FC Porto claudicou no jogo da 2ª mão. Os alemães venceram nas Antas por 2-0 (Ziege aos 19' e Bender aos 71') e avançaram para as meias-finais. Depois de eliminar o FC Porto, o Bayern sería afastado da competição pelo campeão da Europa dessa época, o Estrela Vermelha (de Prosinecki, Mihajlovic, Savicevic e Pancev, entre outros).

2 comentários:

Portista Portuense Português disse...

Parabéns pelo post e pelo blog!
Descobri-o há pouco tempo, mas já se tornou paragem diária!

Um abraço

planetaportugal disse...

Olá Companheiros do Paixão pelo Porto

Sou o Moderador do FC Porto PlanetaPortugal.com
( http://fcporto.planetaportugal.com ).
Venho por este meio informá-los que já está disponível um quadro com as últimas notícias em tempo real do FC Porto assim como um quadro de cotações da Porto SAD, gratuitamente para colocarem nos vossos blogs.
Podem encontrar e ver a demo no endereço:
http://fcporto.planetaportugal.com/multimedia/banners.html

Um abraço
moderador@fcporto.planetaportugal.com
http://fcporto.planetaportugal.com