domingo, 21 de setembro de 2008

«Curiosidades FCP» - A «Schalker Kreisel» de Novembro de 1976

Apesar de se terem cruzado recentemente na Liga dos Campeões, o Schalke 04 e o FC Porto já se tinham defrontado anteriormente nas competições europeias. Foi na época 1976/77 que os dois clubes se encontraram na 1ª eliminatória da Taça UEFA.
Recuperamos essa eliminatória com uma edição de Novembro de 1976 da revista oficial do clube alemão, a «Schalker Kreisel». Esta publicação ainda hoje é editada e continua a acompanhar o dia-a-dia deste histórico clube alemão.
A revista deve o seu nome ao estilo de jogo da equipa que, nos anos 20, foi baptizado de «Schalker Kreisel» (Pião do Schalke) devido ao tipo de futebol que os alemães praticavam. A imprensa descrevia-o como um estilo fantasioso de constantes trocas de bola e que deixava os adversários tontos (!), daí a expressão 'Pião do Schalke'.
Ernst Kuzorra e Fritz Szepan, duas estrelas do futebol alemão, foram os maiores protagonistas deste célebre estilo de jogo que caracterizou o futebol do Schalke 04 durante os anos 20. Esse foi o início do período de glórias do clube, que conquistou seis títulos alemães entre 1934 e 1942.
Nesta edição da «Schalker Kreisel» (em cima), o destaque foi um jogo da edição de 1976/77 da Taça UEFA, entre o FC Porto e o Scahlke 04.
A 1ª mão da eliminatória foi disputada a 15 de Novembro de 1976, em Lisboa, e o FC Porto conseguiu alcançar um empate (2-2) depois de os alemães se adiantarem no marcador com dois golos de Fischer, aos 37' e aos 44'. No segundo tempo, o FC Porto conseguiu igualar o jogo, com golos de Rodolfo (aos 47') e de Cubillas (aos 66'), e adiar tudo para a 2ª mão.
A 2ª mão começou exactamente ao contrário da 1ª, ou seja, foi o FC Porto que marcou primeiro com dois golos de Oliveira (aos 51' e aos 69'), tendo os alemães respondido com 3 golos de rajada que colocaram o FC Porto fora da UEFA! Os alemães marcaram por Fichtel, aos 74', por Abramczik, aos 86', e por Fischer, aos 88'. Um final dramático para o FC Porto que, aparentemente, tinha a eliminatória completamente controlada. O FC Porto permitiu que os alemães dessem a volta ao jogo, e à eliminatória, depois de marcarem 3 golos nos últimos 15 minutos de jogo. Incrível!
Depois de ultrapassar o FC Porto, o Schalke acabaría por ser eliminado no Oitavos-de-final da prova, pelo Molenbeek (Bélgica).
Quanto à «Schalker Kreisel» (em cima, uma capa dos anos 80), tem sofrido algumas remodelações no seu grafismo mas continua a sair para as bancas e a acompanhar o dia-a-dia do Schalke 04.

Sem comentários: