domingo, 21 de setembro de 2008

A «foto do dia» - FC Porto 1992/93

Hoje recuperamos uma foto dos campeões nacionais 1992/93. O bicampeonato foi conquistado sob o comando do brasileiro Carlos Alberto Silva. Depois de na época anterior ter vencido o campeonato nacional com 10 pontos de vantagem sobre o Benfica, que foi segundo classificado, o FC Porto de CAS voltou a ser primeiro em 1992/93, mas desta vez com apenas dois pontos de vantagem sobre o Benfica de Sven-Göran Eriksson. Nessa época, o FC Porto foi campeão nacional com apenas 11 golos sofridos, num campeonato disputado por 18 clubes.
Nas competições europeias, o FC Porto atingiu a fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de eliminar o Union do Luxemburgo e o Sion (Suiça), mas foi apenas 3º classificado num grupo constituído ainda por AC Milan, Gotemburgo e PSV Eindhoven.
Na Taça de Portugal, o FC Porto também não foi longe, sendo eliminado pelo Benfica nos Oitavos-de-final da prova. O «onze» que recuperamos na foto diz respeito a essa eliminatória da Taça de Portugal, mais concretamente ao jogo da 1ª mão, que terminou com uma igualdade (1-1), havendo necessidade de um segundo jogo de desempate. Na 2ª mão, o Benfica acabaría por derrotar (2-0) o FC Porto e avançar para os Quartos-de-final.
Apesar de eliminado pelo Benfica na Taça de Portugal, o FC Porto vencería na Luz para o campeonato, desforrando-se do eterno rival com aquela célebre vitória por 3-2.
Em cima: Vítor Baía, Fernando Couto, Semedo, Aloísio e João Pinto;
Em baixo: Timofte, André, Domingos, Jaime Magalhães, Rui Filipe e Kostadinov;

Sem comentários: