Hoje recuamos à primeira Bota d'Ouro que Fernando Gomes conquistou ao serviço do FC Porto.
A Bota d'Ouro é um prémio instituído pela UEFA e que se destina a premiar o melhor marcador dos campeonatos europeus. Um título que começou a ser atribuído a partir da época 1967/68 e que o FC Porto já venceu por três vezes (Fernando Gomes (2) e Mário Jardel).
Gomes venceu pela primeira vez a Bota d'Ouro na época 1982/83, quando marcou 36 golos. Nessa época, e apesar de ter sido 2º classificado no campeonato nacional (o Benfica foi campeão), o FC Porto foi a equipa mais concretizadora da prova. Foram 73 golos marcados (contra 67 do Benfica) pelo FC Porto nessa edição do campeonato nacional. Ou seja, Fernando Gomes marcou quase metade dos golos da equipa (Mike Walsh marcou 15). Notável!
Frasco, Sousa, Costa e Walsh (Jaime Magalhães e Romeu eram menos utilizados por Pedroto) foram os homens que, nesse ano, mais vezes 'alimentaram' o ponta-de-lança do FC Porto.
A nível nacional, Fernando Gomes superou o benfiquista Néné (21 golos marcados) e o sportinguista Jordão (18 golos marcados), enquanto que na Europa, o ponta-de-lança do FC Porto superou, entre outros, Ian Rush (Liverpool), Carlos Santillana (Real Madrid), Alessandro Altobelli (Inter de Milão), Paul Breitner (Bayern de Munique) e Paolo Rossi (Juventus). O maior goleador da história do FC Porto voltaria a vencer o troféu dois anos mais tarde.
Eusébio, Gerd Muller, Dudu Georgescu, Fernando Gomes, Mário Jardel e Ally McCoist foram os únicos a vencer a Bota d'Ouro duas vezes.
Em cima, a ilustrar o 'post', duas fotos de Fernando Gomes com a Bota d'Ouro. A primeira, no antigo Estádio das Antas, aquando da exibição do troféu à massa associativa (reparem que o FC Porto ainda utilizava o equipamento da 'Puma'). Na segunda, o ponta-de-lança do FC Porto surge ao lado de Pinto da Costa no dia em que a Bota d'Ouro lhe foi entregue.
Sem comentários:
Enviar um comentário