Voltamos a recordar o primeiro grande jogador português da história do FC Porto com uma placa que regista a homenagem que lhe foi efectuada ao ser dado o seu nome a uma Rua na cidade do Funchal. A Rua foi baptizada de 'Artur de Sousa Pinga' como forma dos madeirenses homenagearem o jogador que passou pelos quadros do Marítimo. A Rua situa-se junto à sede do Marítimo, clube que Pinga representou antes de chegar ao FC Porto. Uma artéria construída na década de 70 e que liga a Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses à Rua D. Carlos I.
Além de ter feito toda a formação juvenil no Marítimo, também foi no histórico clube madeirense que Pinga conquistou a sua primeira internacionalização. O antigo 'maestro' do FC Porto começou por vestir a camisola do Marítimo aos 10 anos (jogava nos infantis), chegando aos séniores com apenas 18 anos.Pinga chegou ao FC Porto por indicação de Josef Szabo, o treinador húngaro que orientou o FC Porto durante grande parte da década de 30. Durante muitos anos, o jogador foi considerado pela imprensa, e pelos adeptos, o melhor futebolista português. Em Abril de 1945, o insuspeito Cândido de Oliveira confirmou-o numa crónica do jornal 'A Bola': «Artur de Sousa foi um jogador fulgurantíssimo, verdadeiramente genial. Talvez o maior talento de jogador do nosso futebol. Tudo nele era prodigioso: a concepção, como a execução; a imaginação viva e riquíssima marcada na escolha do lance ou do toque subtil, ou a finta intencional e preconcebida, ou no pormenor em que revelava a sua grande inteligência prática, o profundo e exacto conhecimento do jogo e dos jogadores e até sentido artístico - de verdadeiro artista do futebol.»
Pinga terminaria a carreira após uma cirurgia ao menisco, efectuada em Julho de 1946.
Pinga terminaria a carreira após uma cirurgia ao menisco, efectuada em Julho de 1946.
3 comentários:
O melhor jogador do Porto de todos os tempos!
É também um símbolo do Marítimo, grande Pinga. Todos os que o viram jogar dizem que hoje teria a projecção do Cristiano, sinto-me honrado em que sejam meus conterrâneos!Excelente artigo, para aqueles que gostam de futebol... Saudações!
CSMarítimo, absolutamente de acordo consigo. Desculpe-me a falta de citação. Abraço.
Enviar um comentário