Hoje recordamos um dos defesas centrais mais sóbrios e discretos da história do FC Porto: Lima Pereira.
António José Lima Pereira nasceu na Póvoa de Varzim a 1 de Fevereiro de 1952. Este antigo defesa central do FC Porto chegou ás Antas vindo do Varzim, clube ao qual o FC Porto recrutou outros jogadores (Fonseca, André, Rui Barros,...) que vestiram de azul-e-branco durante a década de 80.
Lima Pereira efectuou toda a sua formação juvenil no Varzim, chegando ao FC Porto na época 1978/79. É curioso que os responsáveis pela sua contratação foram à Póvoa com o objectivo de observar outro jogador e acabaram por contratar o defesa central do Varzim, que nessa altura era muito pouco utilizado. Foi o próprio Lima Pereira que, uns anos mais tarde, o confirmou numa entrevista: "nem sequer era titular indiscutível do Varzim quando fui para o FC Porto!"
O antigo nº 5 do FC Porto representou o clube durante 11 (!) épocas consecutivas e teve o privilégio de se cruzar com 3 gerações de defesas centrais que representaram o FC Porto durante esse período. Inicialmente, Lima Pereira foi suplente da mítica dupla Simões/Freitas. No entanto, foi apenas no início da década de 80 que se afirmou definitivamente no «onze» do FC Porto. Durante esse período, formou com Eurico (e mais tarde com Celso e Eduardo Luís, entre outros) uma dupla que se complementava na perfeição. Foram eles os centrais do FC Porto na final da Taça das Taças, em Basileia, e da Selecção nacional na fase final do Euro 84, em França. Mais tarde, e já depois de ajudar o FC Porto a conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus (falhou a final devido a uma lesão contraída no FC Porto-Sporting, das meias finais da Taça de Portugal 1986/87), formaria com Geraldão nova dupla de sucesso no centro da defesa do FC Porto.
Apesar de na primeira época que representou o FC Porto só ter participado em 9 jogos, foi campeão nacional com José Maria Pedroto no célebre bicampeonato que o FC Porto conquistou depois do longo jejum de 19 anos. A partir daí, foi só somar títulos! Venceu as 3 competições (Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira) disputadas a nível nacional, foi finalista da Taça dos Vencedores das Taças e venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus, a Supertaça europeia e a Taça Intercontinental.
A nível da Selecção, foi 20 vezes internacional por Portugal. A estreia com a camisola das quinas deu-se a 15 de Abril de 1981, num particular frente à Bulgária, em que foi chamado a substituir o benfiquista Pietra. Depois de deixar o FC Porto, no final da época 1988/89, Lima Pereira ainda representou o Maia, na altura a disputar a II Divisão nacional. Actualmente, continua a colaborar com o FC Porto no gabinete de prospecção e ao nível da observação de adversários.Em cima, a ilustrar o 'post', 3 fotos que marcaram a sua passagem pelas Antas. Na primeira, surge a ser felicitado por Pinto da Costa e Reinaldo Teles no relvado do Jamor, quando, como 'capitão' de equipa, lhe foi entregue a Taça de Portugal. Na segunda, surge ao lado de Eurico num «onze» (só com jogadores portugueses!) do super-FC Porto de Artur Jorge. E por último, na terceira foto, surge entre Mlynarczyk e João Pinto, aquando da entrega da Supertaça europeia, no final do jogo da 2ª mão entre o FC Porto e o Ajax.
Sem comentários:
Enviar um comentário