Aproveitando o facto do FC Porto-Sporting estar aí à porta, vamos recordar o jogo que as duas equipas disputaram em Alvalade, na época 1991/92, numa altura em que alguns clássicos ainda eram disputados ao Domingo à tarde e sem transmissão televisiva. Esse é, ainda hoje, um dos jogos mais marcantes que FC Porto realizou em Alvalade no campeonato nacional.
Estávamos na 1ª época de Carlos Alberto Silva nas Antas e o FC Porto tentava recuperar o título conquistado no ano anterior pelo Benfica. Do outro lado, o Sporting, de Marinho Peres, continuava à procura de conquistar o campeonato nacional que lhe fugia desde 1981/82 (o jejum durou 18 épocas!). Era o Sporting de Ivkovic, Venâncio, Douglas, Figo, Balakov e Jorge Cadete, entre outros.
Logo no início dessa época, o FC Porto de CAS começou por revelar uma inusitada consistência defensiva (sofreria apenas 11 golos no campeonato, uma das melhores marcas de sempre do clube na liga portuguesa) que, aliada à fantástica cumplicidade entre a dupla Domingos/Kostadinov, tornaria o FC Porto numa equipa que privilegiava as transições rápidas e o contra-ataque.
Isso ficou bem evidente nesse jogo, disputado num lotadíssimo Estádio de Alvalade.
Apesar de ter jogado mais de 1 hora com menos um jogador (Fernando Couto foi expulso logo aos 22 minutos), o FC Porto acabaria por vencer o Sporting por 0-2 (golos de Kostadinov e Bandeirinha) numa perfeita demonstração de força e querer. Foi nesse jogo que o FC Porto, de Vítor Baía, Aloísio, Fernando Couto, Domingos e Kostadinov, entre outros, arrancou definitivamente para a conquista do título.Apesar de ter ficado desde muito cedo reduzido a 10 jogadores, o FC Porto colocou-se em vantagem ainda na primeira-parte, quando uma oferta de Venâncio (esse erro marcaria o final da sua carreira em Alvalade) permitiu ao rapidíssimo Kostadinov isolar-se perante Ivkovic e fazer o primeiro golo do FC Porto. A partir desse momento, a equipa de Marinho Peres nunca mais conseguiu colocar Vítor Baía em dificuldades. Além de esbarrar numa muito organizada defesa do FC Porto, o Sporting também acusou o erro do seu defesa central e nunca mais se tranquilizou.
Na segunda-parte, manteve-se a excelente disposição táctica do FC Porto em campo e o inconsequente domínio territorial do Sporting, acabando o FC Porto por "matar" o jogo com o segundo golo, da autoria de Bandeirinha.
No final do jogo, o Presidente do Sporting optou por resumir a derrota leonina a um erro do seu defesa-central: «foi uma tarde infeliz do Venâncio», afirmou Sousa Cintra à imprensa.Depois de vencer em Alvalade, o FC Porto voltaria a Lisboa umas jornadas mais tarde para vencer o Benfica (de Sven-Göran Eriksson) naqueles épicos 2-3 (com os 5 golos a serem marcados nos últimos 25 minutos de jogo), e colocar um ponto final no campeonato.
O FC Porto terminaria a prova com 10 pontos de vantagem sobre o Benfica (2º classificado) e 12 pontos de vantagem sobre o Sporting (4º).
Em cima, a ilustrar o 'post', recuperámos 3 fotos desse clássico entre FC Porto e Sporting. Na primeira foto, vê-se Jaime Magalhães a perseguir o sportinguista Lima; na segunda, os intervenientes são Kostadinov e o brasileiro Douglas; enquanto que na terceira, vemos Jaime Magalhães e Bandeirinha a festejarem o segundo golo do FC Porto nessa partida.
2 comentários:
Lembro-me bem deste jogo. Foi num Domingo e estive a tarde toda à espera do resumo da TV. Grande vitória do FC Porto. O Kostadinov era terrível!
... Se me lembro!... Tanto neste,em
Alvalade , como nos 2-3 na Luz ...
Estive presente nos dois !
Saudades,não das vitórias,porque
essas continuaram e irão continuar,
mas dos jogos aos domingos á tarde.
Sou totalmente contra este futebol
moderno !!!
Enviar um comentário