sábado, 12 de setembro de 2009

"Fome de bola" durou 45 minutos

Não foi difícil vencermos (4-1) o Leixões. Perante os 4-0 que se verificavam ao intervalo, haverá sempre tendência a desvalorizar a exibição do FC Porto, e a verdade é que este Leixões é demasiado macio para os «tetracampeões». Aliás, isso já tinha ficado evidente no jogo de preparação que as duas equipas realizaram em Agosto. Nessa altura, ficámos logo com a sensação que muito dificilmente a equipa de José Mota faria uma época tão boa como a anterior. Ainda assim, hoje houve muito mérito do FC Porto. O Leixões foi abalrroado!
O FC Porto regressou à Liga Sagres com alegria e desenvoltura, principalmente nos primeiros 45 minutos de jogo. Nesse período, destaque para a dinâmica de toda a ala esquerda do FC Porto. Álvaro Pereira, Raúl Meireles, Hulk e Varela foram os maiores responsáveis pelo bom futebol que sufocou o Leixões até ao intervalo. Naturalmente, a 2ª parte não teve história. Nem podia ter, depois do grande primeiro tempo do FC Porto!
Hoje, a "fome de bola" rendeu 4 golos, enquanto que a poupança não rendeu nenhum. Com um jogo exigente marcado para a próxima Terça-feira, é perfeitamente natural o relaxamento exibido pelo FC Porto na 2ª parte.
Só foi pena a poupança também ter trazido uma ou outra desconcentração, que o Leixões aproveitou para marcar o golo de honra. 'No pasa nada!'
Também queremos destacar a iniciativa que o FC Porto promoveu a meio da semana: fretar um avião para trazer os seus internacionais sul-americanos. A vantagem originada por este custo adicional pode ser difícil de detectar, mas estes pormenores podem fazer a diferença. Não basta ser um grande clube, é preciso parecer!
Apesar de Jesualdo, neste momento, só estar a recorrer a 1 dos 3 jogadores (Hulk, Lisandro e Rodriguez) que constituíam a abrasiva frente de ataque do FC Porto na época passada, a verdade é que o novo trio de ataque (Varela-Falcão-Hulk) mantém a força e a agressividade do tridente ofensivo da época passada. Jesualdo tinha confirmado isso mesmo numa recente entrevista a um diário desportivo: «o FC Porto continua a ser uma equipa com muita potência».
No jogo de hoje, o Professor foi justo e manteve Varela no «onze», em prejuízo de Mariano Gonzalez. O argentino continua a apresentar um peso excessivo e os colegas não podem estar constantemente sujeitos à sua irregularidade exibicional. Parece que Mariano é um bom rapaz e excelente profissional, mas isso não chega!
Algo surpreendentemente, e ao contrário do que aconteceu na época passada, desta vez o FC Porto foi mais rápido a encontrar um «onze» base.
No entanto, a melhoria física de Cristian Rodriguez vai trazer uma boa dor de cabeça a Jesualdo Ferreira. Com o tempo de jogo que o 'Cebola' acumulou nos jogos que disputou ao serviço da Selecção do Uruguai, até nem seria surpreendente que viesse a ser utilizado de início frente ao Chelsea. Ao contrário de Varela e Hulk, o uruguaio é um jogador que permite a Jesualdo mudar rapidamente do 4-3-3 para o 4-4-2, mudança que se torna fundamental nos jogos da Liga dos Campeões. Estamos curiosos para saber qual será o trio de ataque do FC Porto no jogo frente aos ingleses.
Agora, esperemos é que o FC Porto não acuse a diferença de potencial entre o 'macio' Leixões e o 'agressivo' Chelsea. Só faltam 3 dias para o nosso primeiro grande exame de 2009/10...

2 comentários:

Armando Pinto disse...

Comentário perfeitamente correcto, sobre este Porto-Leixões, dispensando-se qualquer acrescento. Mais palavras para quê?! Como se diz, em ocasiões destas.O importante foi que, quando necessário, a nossa equipa fez pela vida...
Agora, fora do contexto, mas para análise interior, a talhe ao anterior post sobre a actualidade dos vizinhos Boavista e Salgueiros, virá a propósito reparar neste respigo:
«Notícia: scsalgueiros08.blogspot
O jogo de apresentação do futsal do Salgueiros 08 ficou ensombrado por factores extra desportivos. Ainda antes do jogo se iniciar um grupo de algumas dezenas de adeptos do Boavista invadiu o Pavilhão do Académico de forma violenta, sem qualquer interesse no jogo dado que sairam poucos minutos depois. Este triste acontecimento marcou o tom desta noite que se pretendia de festa, criando-se um clima de tensão durante todo o encontro. Já durante a segunda parte, o jogo foi dado por terminado ainda antes do tempo regulamentar, pela existência de incidentes nas bancadas.
Sendo este factos tao notoriamente condenáveis, nada agora pode ser dito ou feito para os apagar...»

Dragaopentacampeao disse...

Foi um jogo de duas faces. A primeira, que teve a duração de cerca de 50 minutos (40 da primeira parte mais 10 da segunda) em que a equipa revelou ambição, classe, capacidade e eficácia.

A segunda, uma verdadeira seca.

Esta segunda face, tem a minha tolerância tendo em conta os contornos em que aconteceu (resultado volumoso, desgaste dos internacionais utilizados, necessidade de gerir o esforço face ao jogo próximo da Liga dos Campeões), mas que diabos, a um tetracampeão, mesmo em ritmo de treino, é exigível um nível de qualidade que respeite os espectadores que se deslocaram para o ver jogar.

Talvez um pormenor para o qual o plantel não seja sensível.

Enquanto houve futebol de bom recorte técnico o FC Porto demonstrou estar no bom caminho.

Este jogo deu para ver a consolidação na equipa de alguns dos novos jogadores, com destaque para Álvaro Pereira, Bellushi, Silvestre Varela e Falcão.

Veremos na próxima terça-feira se a equipa já está à altura dos jogos de maior exigência.

Um abraço