quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Obrigatório regressar às vitórias!

Parece chegada aquela altura da época em que para o FC Porto «ou vai ou racha». Tal como já tinha acontecido no passado, o próximo jogo frente ao Sporting pode marcar um novo ciclo para o FC Porto. É precisamente nestas alturas, quando as equipas estão sob maior pressão, que nascem os alicerces para as boas épocas. Além de ser obrigatório vencer o Sporting, também é preciso recuperar depressa o «discurso do Penta», que nos últimos tempos parece andar um pouco esquecido na agenda dos «tetracampeões».
No Sábado, referi aqui que o jogo menos conseguido que o FC Porto realizou em Braga se ficou mais a dever à falta de frescura física do que à postura técnico/táctica da equipa (embora aqui também tenha havido um ou outro desacerto por parte de Jesualdo Ferreira na formação do «onze» inicial). Neste momento, o pior que o FC Porto poderia fazer seria colocar tudo em causa devido a uma derrota na Liga. Assim, talvez não se justifique nenhuma revolução no «onze», pois a equipa está num processo natural de entrosamento.
Os 7 dias que separam o jogo de Braga do clássico frente ao Sporting são, neste momento, o melhor remédio para o FC Porto. Depois de recarregar baterias, o FC Porto só vai precisar de confiança e responsabilidade, com ou sem Guarín no «onze».
É curioso que a equipa revelou exactamente a mesma dificuldade quando, na época passada, foi colocada muito cedo perante os jogos exigentes da Liga dos Campeões (derrota com o Dinamo de Kiev) e do campeonato (derrota com Leixões e Naval). Ou seja, Jesualdo sabe o que é preciso para o FC Porto regressar às vitórias.
Do calendário é que os «tetracampeões» não se podem queixar. Dos próximos 7 jogos que o FC Porto vai realizar, 6 (!) deles serão no Estádio do Dragão. O único jogo que o FC Porto vai disputar fora de casa, desta série de 7 jogos, será em Olhão, logo após o jogo com o At. Madrid. Depois, seguem-se 4 jogos consecutivos no Dragão (Sertanense, APOEL, Académica e Belenenses).
Numa altura em que o FC Porto ainda não encontrou o equilíbrio, seria impossível beneficiar de melhor calendário do que este (talvez seja mesmo inédito um calendário tão favorável). Ou seja, não há desculpas para não entrarmos numa dinâmica de vitória:
26 Setembro: FC Porto-Sporting
30 de Setembro: FC Porto-Atlético Madrid
4 de Outubro: Olhanense-FC Porto
18 de Outubro: FC Porto-Sertanense
21 de Outubro: FC Porto-APOEL
25 de Outubro: FC Porto-Académica
1 de Novembro: FC Porto-Belenenses

3 comentários:

Paulo Moreira disse...

Se calhar o jogo mais dificil de todos esses vai ser contra o Olhanense. Mas espero que o FCP consiga agora o mesmo que conseguiu na época passada, quando ganhou os jogos que esteve obrigado a ganhar.

Abraço

R.Moreira disse...

Venham eles !!!
Eu acredito no meu Clube !!!
Força PORTO !!!

Anónimo disse...

Espero bem que sim, uma grande vitoria.