sábado, 14 de junho de 2008

Cavaco emendou Sampaio

Foi tardia mas justa a homenagem ao jogador com mais títulos conquistados a nível mundial. Vítor Baía foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. O complemento perfeito aos 32 títulos conquistados pelo «99». Vítor Baía entrou no lote restrito de desportistas distinguidos no 10 de Junho, do qual fazem parte Eusébio, Figo e José Mourinho. Este galardão é uma Ordem honorífica que visa distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, sua História e seus valores.
Apesar do FC Porto e Vítor Baía terem justificado uma condecoração por alturas da conquista da Liga dos Campeões (ou da Taça Intercontinental), o Presidente da República de então, Jorge Sampaio, não se dignou a receber e a condecorar o FC Porto quando mais se justificava. Recorde-se que nesse ano o ex-Presidente da República resolveu condecorar outras personalidades que pouco ou nada de relevante trouxeram à imagem do país ou à sociedade civil. Mais do que uma escolha consensual, as opções de Jorge Sampaio pareceram meros caprichos ou gostos particulares que na altura não obtiveram o consenso de grande parte da opinião pública. Senão reparem, entre os distinguidos encontravam-se: Catarina Furtado, o cantor Luís Represas, a jornalista Leonor Pinhão, o cineasta (?!) João Botelho e a ex-ministra da Saúde de Cavaco Silva, Leonor Beleza. É no mínimo surpreendente o campeão da Europa ter ficado de fora. Um preconceito do ex-Presidente da República que Cavaco Silva emendou com a distinção concedida a Vítor Baía.

PS: tal como tínhamos previsto, os argumentos jurídicos apresentados pelo FC Porto poderiam ser suficientemente consistentes numa possível anulação da decisão da Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA. O Comité de Apelo anulou a primeira decisão e o processo volta à primeira instância. Por agora, os «batoteiros de Platini» voltam à Champions enquanto que os oportunistas vão ter que esperar!

8 comentários:

Anónimo disse...

Lá está o velho complexo (ou a mania da perseguição) a falar! Já agora sugeria a alteração do título para: "Cavaco emendou Cavaco"... isto pq foi apenas no seu 2º mandato que resolveu condecorar o Baía. E as escolhas, já agora, continuarão a ser sempre polémicas!

Anónimo disse...

«... Foi tardia mas justa a homenagem ao jogador com mais títulos conquistados a nível mundial ...»

Reparem na cara do... benfiquista Sócrates

carneiro disse...

"no seu 2º mandato" ?

Anónimo disse...

Caro Carneiro, tem toda a razão. Corrigindo: no 2º ano do seu 1º mandato"! Obrigado pelo alerta!

carneiro disse...

Caro Visconde, a questão principal é a do mérito do Baía.

Que do meu ponto de vista é inquestionável.

(No primeiro ano, Cavaco tinha que pagar a quem o elegeu...)

Anónimo disse...

Não querendo discutir o mérito apenas questionei o comentário feito em relação ao anterior Presidente...

Anónimo disse...

Long time lurker, thought I would say hello! I really dont post much but thanks for the good times I have here. Love this place..

When I was hurt in that automobile accident my life would be changed for good. Sadly that driver had no car insurance and I was going to be hurting for ever.

This was not time for me to start and guess what to do. I had to find a good accident lawyer to help me get what I needed. After all, my family was counting on me.

How dreadful was it? I has bedridden for 3 months, I had to have constant care and my hospital bills went through the roof!

Luckily, I found a good referral site to help me.

I will post more later this month to tell you more about what I have been going through.

If you need an personal injury lawyer try the guys at
[url=http://theaccidentlawyers.org/2010/04/20/how-long-is-your-dl-suspended-after-an-accident-if-you-didnt-have-insurance-on-your-vehicle-in-texas/
accident injury attorney

[/u]

Anónimo disse...

Howdy

It is my first time here. I just wanted to say hi!