sábado, 21 de junho de 2008

A «foto do dia» - Os vencedores da Taça de Portugal 1957/58

Hoje recuperamos a 2ª vitória do FC Porto na Taça de Portugal com o «onze» que defrontou o Benfica na Final do Jamor em 1957/58. Foi sob o comando do brasileiro Otto Bumbel que o FC Porto conquistou a Taça de Portugal, derrotando o Benfica no Jamor por 1-0. Dois anos depois da dobradinha de Dorival Yustrich, o FC Porto voltava a conquistar um troféu que acabou por abrir caminho à conquista do campeonato nacional da época seguinte, já com Béla Guttmann no comando técnico da equipa.
Nessa altura, as eliminatórias da Taça de Portugal eram jogadas a duas mãos e os dois vencedores das meias-finais disputavam com dois clubes das ex-colónias o acesso à Final. Designavam-se por meias-finais da Metrópole e do Ultramar.
Depois de eliminar sucessivamente Sp. Braga, Marítimo e Sporting, o FC Porto defrontou o Desportivo de Lourenço Marques nas meias-finais da Metrópole e Ultramar (na outra meia-final: Ferroviário de Angola-Benfica). Apesar de Benfica e FC Porto serem obrigados a defrontar equipas das ex-colónias em fase tão adiantada da prova, os jogos frente a esses clubes eram uma mera formalidade, tal a diferença de potencial entre os grandes portugueses e as equipas do império colonial.
O FC Porto venceu os dois jogos frente ao Desportivo de Lourenço Marques, por 6-2 e 9-1, acabando depois por derrotar o Benfica no Estádio Nacional por 1-0. Depois dessa vitória, o FC Porto demorou 10 anos a voltar a conquistar a Taça de Portugal.

5 comentários:

Ricardo Vara disse...

Como não consigo identificar todos os jogadores deste «onze» do FC Porto, peço mais
uma vez ao
Adriano Correia se terá a amabilidade de me ajudar a completar o "post" com
a identificação dos onzes jogadores da foto.
O meu obrigado e um abraço.
Ricardo Vara.

Anónimo disse...

Intrometendo-me, para ajudar, acrescento que,
salvo erro, a identificação é:
No 2º plano, da esq. p/ direita - Virgílio, Barbosa, M. Arcanjo, irmãos Sarmento e Pinho;
1º pl. idem - Carlos Duarte, Gastão, Osvaldo Silva, Hernâni e F. Perdigão.

Armando Pinto
(Longra-Felgueiras)

Ricardo Vara disse...

O meu obrigado ao Armando Pinto pelo complemento.
Ricardo Vara

Anónimo disse...

Amigo Armando Vara:


Está correcto.

Os Sarmentos (irmãos, de facto), são o Albano (o primeiro) e o Ângelo (o segundo).

Acho que mereciam que se completasse os seus nomes.

Só este último é vivo e reside na Rua Barão Forrester, à Boavista.

Um abraço.

Anónimo disse...

PS. - Faltou, ainda, dizer quem marcou o golo. HÊRNANI, claro. Deste, e que se saiba, só estão ainda vivos o VIRGILIO, o BARBOSA, o tal SARMENTO e o CARLOS DUARTE. Do brasileiro GASTÃO, nada se sabe.