segunda-feira, 28 de julho de 2008

3 dúvidas!

No final do jogo frente ao Celtic parecia não haver muitas dúvidas quanto ao primeiro «onze» do FC Porto 2008/09. É a vantagem de não mudar muito e manter o mesmo esquema táctico. Parece ser consensual que as dúvidas de Jesualdo Ferreira residem apenas em três elementos: o defesa-esquerdo, o trinco e o extremo-direito.
No lado esquerdo da defesa, Benítez (cruza muito bem mas ainda não está adaptado ao futebol europeu) e Lino (é precipitado a defender) parecem não ser suficientes para nos fazerem esquecer da polivalência de Fucile.
Quanto ao lugar à frente da defesa, parece ser o que mais interrogações gera nos adeptos e no próprio Jesualdo Ferreira. Bolatti (ás vezes parece perdido e alheado do jogo), Freddy Guarín (muito atrevido a nível ofensivo) e Fernando (muito forte na antecipação e nas compensações) são os principais candidatos a ocupar o lugar. Julgo que reside aqui a maior dúvida do Professor. Fernando é o que se assemelha mais a Paulo Assunção. Joga sempre muito concentrado mas tem na inexperiência um forte 'handicap'. Quanto a Guarín, permite a Jesualdo dar outra dinâmica ás transições ofensivas. O colombiano é muito forte fisicamente e possui excelente visão de jogo mas tem uma propensão natural para subir demasiado no terreno e descompensar o meio-campo defensivo.
No lado direito do ataque há Mariano Gonzalez e Tarik Sektioui. O argentino parece ser uma obsessão de Jesualdo. O Professor não se cansa de lhe dar confiança e minutos de jogo mas essa teimosia não tem sido correspondida com exibições consistentes. Além disso, o argentino voltou a chegar ao estágio muito pesado (recordam-se de Sérginho Baiano que foi dispensado por Mourinho devido ao excesso de peso?) e parece jogar quase sempre em esforço. Tarik é muito mais objectivo e esclarecido que o argentino. Aposto no marroquino!
Apesar de ainda faltarem quase 3 semanas para o jogo da Supertaça, o FC Porto podería iniciar as competições oficiais já na próxima semana sem estar condicionado ao aperfeiçoamento dos automatismos e rotinas de jogo, pois vão ambas transitar da época anterior. Para já, parece que fazer «troca por troca» poderá ser suficiente: Sapunaru no lugar de Bosingwa, Guarín no lugar de Assunção e Rodriguez no lugar de Quaresma. Mas a dinâmica vai mudar!

4 comentários:

Anónimo disse...

Análise perfeita ao momento actual do F.C. do Porto. Faço minhas as palavras do autor deste blog.
Aliás, é sublime a lucidez e a clareza das análises e comentários feitos por este bloguista ao mundo dos dragões.
Ao brilhantismo deste blog... o meu aplauso!!!

Anónimo disse...

Concordo com a análise, aguardo o regresso de Tarik, pois Mariano não tem lugar. Gostei muito de Guarin, vai tornar um grande jogador.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


«... muito obrigado por lembrar a questão relativa ao museu. Espero abordá-la num próximo "post".
25 de Novembro de 2007 21:05...»

«... Estarei atento. Espero que seja justo e «zele» os interesses do... FC PORTO. Um abraço 26 de Novembro de 2007 23:40 ...»

Lembra-se?

Sem comentários...

Anónimo disse...

VÃO SONHANDO DIA 16 COMEÇAM A LEVAR COM O CANHÃO IZMAILOV
SCPMIGASCP