domingo, 6 de julho de 2008

«Curiosidades FCP» - A revista «Stadium» de 20 de Julho de 1932

Na edição de 20 de Julho de 1932, da «revista portuguesa de todos os sports», foi dado destaque à Finalíssima do Campeonato de Portugal, entre o FC Porto e o Belenenses. Na foto de 1ª página da «Stadium» é visível o mítico guarda-redes do FC Porto, Mihaly Siska, a interceptar uma bola perante Augusto Silva, do Belenenses.
O Campeonato de Portugal disputou-se entre 1921 e 1938, e foi a competição que antecedeu a Taça de Portugal. Nesta edição da prova, FC Porto e Belenenses empataram (4-4) na Final, havendo necessidade de ser diputado um segundo jogo para se apurar o vencedor da competição. A Finalíssima disputou-se em Coimbra, no Campo do Arnado, a 17 de Julho de 1932. Ou seja, a revista «Stadium» fez o rescaldo dessa partida 3 dias depois! Apesar de nessa altura ainda não haver jornais desportivos diários, a revista «Stadium» era considerada a bíblia do futebol nacional (reparem que a «Stadium» tinha um preço de capa de apenas 1 escudo!).
Quanto à Finalíssima, o FC Porto de Siska, Valdemar Mota, Acácio Mesquita e Pinga, entre outros, venceu o Belenenses por 2-1 (Pinga de gp, Acácio Mesquita e Bernardo) e conquistou a 11ª edição do Campeonato de Portugal.

2 comentários:

Azuleiro disse...

Arranja é as stadium de 1938, 39 que ha ai muito lampiao aziado a dizer trapalhadas relativamente á irradiação do nosso presidente Angelo Cesar e de um celebre porto benfica que ficou 3-3 e que eles dizem que avabou com um golo invalidado ao benfica em fora de jogo que lhes roubou o titulo nacional.. explica ai direitinho toda essa historia dessas epocas conturbadas que deram lugar ao aparecimento dos anjos negros que nos começaram a travar...

Anónimo disse...

boas. tenho toda a colecção das revistas stadium, do 1º ao último numero, encadernadas por anos. se alguem estiver interessado, contacte saúl cipriano tlm 918721080 (ou sms, se não atender)