Com a iminente saída de Ricardo Quaresma, o FC Porto 2008/09 tem todas as condições para privilegiar um novo sistema: o 4-4-2. Não é um sistema fundamental para quem quer vencer a nossa Liga mas é imprescindível para quem quer ir longe na Liga dos Campeões. Com este novo sistema, Jesualdo deixa de ter que fazer adaptações (colocar pontas-de-lança no lugar dos extremos em 4-3-3) e pode jogar com dois avançados de qualidade em simultâneo.
As contratações de Rolando, Nelson Bénitez, Tomás Costa, Freddy Guarín, Cristian Rodriguez (na foto) e Sapunaru deixam antever uma mudança de sistema já no início da época. Apesar de o actual plantel ainda possuir jogadores para as alas, é muito provável que durante grande parte da época esses jogadores sejam utilizados num 4-4-2. Cristian Rodriguez e Mariano Gonzalez, por exemplo, têm ambos cultura táctica suficiente para interpretarem os dois sistemas. Sobra Tarik Sektioui que, com a provável saída de Quaresma, será um dos sacrificados do novo 4-4-2, isto porque o marroquino é um extremo clássico e, ao contrário de Rodriguez e Mariano, tem alguma dificuldade em posicionar-se tacticamente no 4-4-2.
Raúl Meireles, Freddy Guarín, Mariano Gonzalez, Bolatti, Tomás Costa, Lucho Gonzalez e Cristian Rodriguez são todos médios interiores. Ou seja, destes 7, e se entretanto não chegar mais ninguém, Jesualdo só vai utilizar 4 no meio-campo, sendo que Lucho e Meireles parecem ter lugar garantido. Ficam 2 lugares por preencher mas soluções é que não faltam!
2 comentários:
O teu site deixa-me a pensar... não tens nada melhor para fazer? Sempre indisponível para os amigos e a perder tempo nos ´regionais'?
Aquele Abraço.
O anónimo tu és burro... só pode.
Só entra no blogger quem quer ninguém é obrigado.
Deves ser mouro ou tem dor de cotovelo.
Enviar um comentário