domingo, 28 de setembro de 2008

As complicadas visitas a Inglaterra

Com a visita a Londres agendada para a próxima Terça-feira, recuperamos algumas estatísticas associadas a visitas do FC Porto a solo inglês, relativas a jogos da Liga dos Campeões. Há desde logo um facto negativo: o FC Porto nunca venceu em Inglaterra em jogos da Champions. Apesar de já ter defrontado os 'fab four' da Premier League (Chelsea, Arsenal, Manchester United e Liverpool), o máximo que o FC Porto conseguiu conquistar foi um empate no célebre confronto com o Manchester United, em Old Trafford, relativo aos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2003/04. Em todos os outros confrontos o FC Porto saiu derrotado e marcou apenas 4 golos nessas visitas a Inglaterra.
É curioso que os ingleses também não se têm dado nada bem quando visitam a Invicta. Ou seja, não há muito a temer no duplo confronto com o Arsenal, isto porque o FC Porto ainda não perdeu sempre que foi visitado por equipas inglesas em jogos da Liga dos Campeões. Depois de vencermos o Manchester United, em 2003/04, e o Chelsea, em 2004/05, ambos por 2-1, ficam a faltar as vitórias sobre o Arsenal e sobre o Liverpool para garantirmos 4 vitórias sobre os 4 grandes ingleses. Contudo, as visitas a Londres não têm sido nada fáceis para o FC Porto. Das 3 vezes que se deslocou à capital inglesa, o FC Porto saiu sempre derrotado e com um 'goal average' desfavorável de 2-7. A primeira visita a Stamford Bridge deu-se na época 2004/05 e o FC Porto de Victor Fernandez foi derrotado por 3-1 (Smertin aos 7', Drogba aos 50', McCarthy aos 68' e John Terry aos 70'). As outras duas visitas a Londres aconteceram na mesma época, em 2006/07. Depois de defrontar o Arsenal na fase de grupos, o FC Porto de Jesualdo Ferreira cruzou-se com o Chelsea nos Oitavos-de-final da prova. Na visita ao Emirates Stadium, o FC Porto foi derrotado por 2-0 (Thierry Henry aos 38' e Hleb aos 48'), enquanto que na 2ª mão dos Oitavos-de-final voltou a perder em Stamford Bridge, desta vez por 2-1 (Quaresma aos 15', Robben aos 48' e Ballack aos 79').
Com dois pontos de vantagem sobre o Arsenal, na actual edição da Champions, e com a estatística desfavorável nas visitas a Londres, o FC Porto pode abordar o jogo de Terça-feira sem qualquer pressão e, quem sabe, voltar a pontuar em Inglaterra depois daquele empate em Old Trafford conquistado no último minuto de jogo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Vamos reflectir? Dá muito trabalho?


É que, quando se «fala» em Arsenal de Londres vs. FC Porto, dever-se-ia «falar», e sempre, do histórico jogo de.. 1948.

E, consequentemente, do famoso Troféu que ficou a «marcar» tal jôgo.

Estranha-se (ou talvez não...), que em «páginas» destas não se faça referência a tal efeméride.

É que, tinha que se interrogar onde pára tal Troféu.

Por certo, esquecido e abandonado algures, em arrecadação, e sabe
deus como.

Sim. Até porque não se constou que fosse «desviado» para a «linda»
«Sala de Recordações» (a que, e... erradamente, chamaram de Museu) do Senhor Monteiro, de Moimenta da Beira.

Esperemos (como diz o JN de hoje) que se confirme a edificação de Museu próprio do Clube, e que se estima (aqui é que vai estar o... problema) venha a custar 3 milhões.

E para quando?

Do anúncio de... recandidatura.


Cumprimentos.

Anónimo disse...

Não vai ser facil ....