segunda-feira, 16 de março de 2009

20 pontos para o tetra!

A partir de hoje, entramos em contagem decrescente para o tetra! Com a derrota do Benfica, e tendo em conta que o FC Porto tem vantagem no confronto directo com o Sporting, ficam-nos a faltar 20 pontos para a reconquista do campeonato. Com 8 jornadas por disputar, e pressupondo que o Sporting vence todos os seus jogos (pouco provável!), o FC Porto dispõe de uma margem que lhe obriga a vencer apenas 6 partidas até final da Liga. Ou seja, se vencer todos os jogos (4) que tem por disputar no Dragão até final do campeonato, o FC Porto só necessitará de vencer 2 jogos fora de sua casa, isto se não for derrotado nos outros dois. A matemática também dá confiança!
Hoje, as dificuldades que o FC Porto tem sentido para vencer no Dragão foram completamente afastadas por uma exibição autoritária e de bom futebol. É uma pena Lisandro não estar com aquele instinto da época passada porque este FC Porto merecia um ponta-de-lança em forma!Apesar da Naval ter apresentado uma estratégia ambiciosa, querendo jogar no campo todo, a vitória do FC Porto ficou-se mais a dever à alegria que os nossos jogadores colocaram em campo do que à estratégia do adversário. O FC Porto fez 75 minutos de futebol de ataque!
Foi uma vitória (2-0) a que só faltaram mais um ou dois golos. Este FC Porto parece estar muito próximo de atingir aquela fase da época em que uma equipa joga em harmonia e cheia de confiança. E a condição física? Óptima! Depois dos sufocantes 90 minutos de jogo frente ao At. Madrid, a equipa parecia nem ter jogado a meio da semana. Lucho, Meireles e Rodriguez, por exemplo, revelaram uma disponibilidade física impressionante. Este FC Porto demorou a 'atingir o ponto', mas agora está cada vez mais complicado passar-lhe a perna. Até Sapunaru e Mariano Gonzalez, que se sentiam sempre demasiado tensos quando jogavam no Dragão, parecem agora novos jogadores. Mais uma vez, somos obrigados a elogiar o trabalho de casa de Jesualdo Ferreira. O treino diário é a sua maior virtude. Assim, não é de todo precipitado falar-se na renovação do contrato do Professor. No seu 3º ano no Dragão, Jesualdo mantém o FC Porto forte!

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Consciente da importância da partida e da possibilidade que tinha, para alcançar uma liderança mais tranquila, o F.C.Porto entrou forte, dominador, a pressionar e criar vários lances de perigo, mas a ser muito perdulário. Na primeira-parte, o seu melhor período, a equipa azul e branca, que jogou muito bem, podia ter construído uma vantagem segura que fez por justificar, mas que não soube aproveitar, tal foi o desacerto na hora de finalizar.

O F.C.Porto, na segunda metade, continuou dominador, senhor do jogo, mas com pior qualidade futebolística e sem ter as oportunidades da primeira-parte. Com o segundo golo, aí sim, a vitória ficou segura e depois foi só deixar passar o tempo, rodar jogadores e poupar os mais desgastados;Lisandro e C.Rodríguez.

Ainda não foi ontem, que fizemos a grande exibição que o público do Dragão - que querem, somos muito exigentes e gostamos, porque a isso fomos habituados, de bons espectáculos - anseia, mas já foi melhor e também temos a noção, que atendendo às circunstâncias - jogo contra o A.Madrid - não podiamos pedir mais.
A oito jornadas do fim - 4 jogos em casa e 4 fora - temos 4 pontos de avanço sobre o Sporting - não deixa de ser curioso - e 5 sobre o Benfica. Estamos po isso, no bom caminho para atingirmos os objectivos de sermos Tetracampeões. A tarefa não vai ser fácil e os obstáculos vão ser muitos - eles vão continuar a tentar por outro lado. Mas estamos atentos, preparados e conscientes, do que nos espera para conseguirmos, mais uma vez, ganhar a Liga e dar sequência ao nosso trajecto, em que o Céu é o limite. Temos tudo para o conseguir: Dirigentes, equipa e adeptos.

Um abraço

Anónimo disse...

Jesualdo Ferreira vai a caminho do 3º título nacional em 3 épocas. Por 3 vezes passou a fase de grupos da Liga dos Campeões, não percebo como ainda há portistas a quererem mandar embora este treinador!

Um abraço

Costa