domingo, 1 de março de 2009

«Curiosidades FCP» - Ilídio Pinto, o 'Dragão de Honra'

São 27 anos a separar estas duas fotos. A primeira, com Ilídio Pinto e António Vale, mostra-nos a primeira Taça de Portugal conquistada pelo Hóquei em Patins do FC Porto, em 1982/83. A segunda, regista a recente atribuição do 'Dragão de Honra' ao principal responsável pelos êxitos da secção de Hóquei em Patins e único dirigente que está no FC Porto há mais tempo do que Pinto da Costa, Ilídio Pinto.
É curioso que, apesar de ter no seu palmarés um sem número de troféus nacionais, Ilídio Pinto iniciou a saga vitoriosa do Hóquei em Patins com a conquista da Taça dos Vencedores da Taças, em 1981/82 (primeiro ano da presidência de Pinto da Costa).
O Hóquei em Patins iniciou a sua actividade no clube em 1955 mas teve que esperar mais de 25 anos pela conquista do primeiro título.
O 'Sr Hóquei em Patins' serve o clube há, salvo erro, 36 anos. Em 1973, assumiu o comando da secção de Hóquei em Patins (que acumulava com outras funções) e a partir daí criou-se uma mística à volta da modalidade muito semelhante à que encontramos hoje no futebol do FC Porto. Uma cultura ganhadora que foi, em grande parte, incutida pelo actual Vice-Presidente do clube.
Foram 52 títulos, nacionais e internacionais, desde a estreia, em 1982, com a vitória na Taça das Taças, até ao Heptacampeonato, em 2008. Uma média impressionante de 2 títulos por época!
O que é mais espantoso é que, depois de tantos anos de vitórias, Ilídio Pinto continua a contagiar toda a secção com a sua dedicação e paixão pela modalidade. O 'Dragão de Honra' assenta-lhe bem!

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara,

Não é Carlos Realista na foto junto com Ilídio Pinto, mas sim António Vale. Realista jogava no Sporting e só viria para o F. C. Porto na época 1985/86.

Cumprimentos,


Rogério Paulo Almeida

Ricardo Vara disse...

Tem razão Rogério. No jornal de onde retirei a foto também diz António Vale. Não sei porquê mas quando escrevi o 'post' estava com o Carlos Realista na cabeça. Mas já corrigi. Obrigado.

Anónimo disse...

Ainda sobre o Realista:


Trabalha numa entidade bancária (antigo Totta e Açores) na Av. dos Aliados.

Colabora com a formação há anos e tem já o filho a jogar nos Inicia- dos (salvo êrro).

Mas não lhe perguntem sobre a pers-pectiva futura do óquei portista que ele não responde... só sorri.

Um abraço


PS. - O Vale está muito doente. Do-ença coronária. É «obra» valonguen-se mas «dragão» de corpo e alma.