quarta-feira, 18 de março de 2009

O «cromo do dia» - Duda

José Francisco Leandro Filho (Duda) nasceu a 4 de Agosto de 1947, em Maceió (Alagoas). Este antigo avançado do FC Porto foi um dos jogadores que estiveram ligados ao regresso do clube aos títulos, em finais da década de 70.
Duda não era o típico avançado que jogava fixo na área. O brasileiro tinha tendência para descair sobre uma das faixas e, como aliava um bom jogo de cabeça a um forte pontapé, finalizava com facilidade. E era um avançado corajoso!
Duda chegou a Portugal, vindo do Recife (Brasil), para jogar no Vit. Setúbal (em baixo, na foto). Logo na 1ª época ao serviço dos vitorianos, em 1971/72, sagrou-se vice-campeão nacional com José Maria Pedroto. Em Setúbal, jogou ao lado de figuras míticas do Vitória: Carlos Cardoso, Octávio Machado (que reencontrou no FC Porto), Matine, José Torres, Arcanjo e Jacinto João, entre outros. Durante a sua estadia no Bonfim, foi o melhor marcador do Vitória no campeonato nacional durante 3 épocas consecutivas: em 1972/73, em 1973/74 (marcou 24 golos e só foi superado pelo sportinguista Yazalde) e em 1974/75.
Antes de chegar ao FC Porto, Duda ainda representou o Sevilha. No entanto, o seu rendimento em Espanha nunca igualou o nível que atingiu ao serviço do Vitória. Regressaría a Portugal no ano seguinte para jogar no FC Porto.
Logo na 1ª época de azul-e-branco, em 1976/77, venceu a Taça de Portugal e foi o segundo melhor marcador da equipa no campeonato nacional, com 11 golos (ex-aequo com António Oliveira e atrás de Fernando Gomes). Nos dois anos seguintes, seria ainda mais preponderante no bicampeonato que o FC Porto conquistou com José Maria Pedroto. Nesses dois anos, Duda foi, juntamente com Fernando Gomes, António Oliveira e Seninho, um dos avançados mais utilizados pelo «mestre». No campeonato nacional de 1977/78, os quatro juntos marcaram 60 golos!!!
No entanto, e apesar de ter sido fundamental no regresso do FC Porto aos títulos, Duda continua a ser mais recordado por duas noites de sonho em jogos das competições europeias. O avançado do FC Porto foi o maior protagonista de duas célebres eliminatórias que o FC Porto disputou durante esse período, frente ao Manchester United, na Taça das Taças 1977/78, e frente ao AC Milan, na Taça dos Clubes Campeões Europeus 1979/80.
Na Taça das Taças, em 1977/78, o FC Porto, depois de eliminar os alemães do Colónia, defrontou o Manchester United, na 2ª eliminatória. Na 1ª mão, uma vitória por 4-0 (Duda aos 8', Duda aos 24', Duda aos 54' e Oliveira aos 60') surpreendeu os ingleses e a Europa do futebol. Um «hat-trick» de Duda e um golo de António Oliveira deixaram o United praticamente fora dos Quartos-de-final. Depois dos 4-0 das Antas, resistimos ao "dilúvio" de Old Trafford (derrota por 5-2) e seguimos em frente.
O outro grande momento de Duda nas competições europeias ficou guardado para o Estádio San Siro. Depois do 0-0 da 1ª mão, o avançado do FC Porto marcou, ao conceituado Albertosi, o golo que eliminou os italianos da Taça dos Clubes Campeões Europeus 1979/80. O campeoníssimo AC Milan, orientado pelo carismático Nils Liedholm e com Franco Baresi, Walter Novellino, Gianni Rivera, Fabio Capello e Albertino Bigon, entre outros, no plantel, caía aos pés do FC Porto de José Maria Pedroto, naquela que foi a nossa primeira vitória naquele mítico estádio. “Hoje arrancámos para um FC Porto de aura europeia”, foram as primeiras palavras de José Maria Pedroto depois de eliminar os italianos.
Depois disso, Duda ainda jogaría mais uma época no FC Porto, acabando por deixar as Antas em 1980/81 (participou em apenas 10 jogos), numa altura em que o FC Porto era orientado pelo austríaco Hermann Stessl.
Em cima, a ilustrar o 'post', um «onze» do FC Porto da época 1979/80. Em cima (da esq. p/ dta.): Rodolfo, Simões, Lima Pereira, Murça, Romeu e Fonseca; Em baixo (da esq. p/ dta.): Frasco, Gomes, Albertino, Sousa e Duda;

Nota: se alguém souber onde o Duda jogou depois de deixar o FC Porto, faça favor de acrescentar. Não consegui apurar todos os clubes que representou, mas julgo que a meio da década de 80 ainda jogou nas divisões distritais do Porto.

12 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

Duda era um jogador fabuloso. Era também um marcador de livres fantástico. Combinava bem com António Oliveira.
Recordo-me bem do jogo contra o AC Milan em 1979 no estádio das Antas. Fomos claramente uma equipa superior. O FCP fez tudo para ganhar esse jogo…mas era uma daquelas noites em que a bola simplesmente não entrava. Verdade seja dita que o Milan era já famoso na altura pela sua capacidade defensiva. Uma típica equipa de contra-ataque à italiana.
Os italianos saíram aliviados ao fim dos 90 minutos e convencidos de que teriam a eliminatória ganha depois do zero a zero da 1ª mão.
Na conferência de imprensa após o jogo, José Maria Pedroto, com a sua fleuma, afirmou que nunca vira resultado tão injusto e rematou com a seguinte frase:
“vamos ter de os eliminar em S.Siro…” foi uma risota geral por parte dos jornalistas italianos. Arrogantes faziam já contas ao próximo adversário.
Quinze dias depois o AC Milan era mesmo eliminado pelo FCP em pleno S.Siro! (num fantástico livre directo de Duda).
Nessa 2ª mão foi a vez do FCP impor-se com uma defesa de betão.
Enfim, histórias do velho mestre “Zé do boné”. Quem ri em último ri melhor…
Em boa verdade nunca ninguém soube tanto de futebol como Maria Pedroto.

(não faço ideia que foi feito do Duda depois de sair do FCP).

Costa.

Hélder Pinto disse...

Bom tarde !!
O Duda acabou a sua carreira no C.F Oliveira do Douro, esta equipa fica em Vila Nova de Gaia.
O seu Historial :
Data Divisão Clube jogos
1971/72 I Vit. Setúbal 1(8)
1972/73 I Vit. Setúbal 29
1973/74 I Vit. Setúbal 30
1974/75 I Vit. Setúbal 28
1975/76 I Sevilla 4(9)
1976/77 I FC Porto 19(5)
1977/78 I FC Porto 27(3)
1978/79 I FC Porto 29
1979/80 I FC Porto 16(2)
1980/81 I FC Porto 3(7)
1981/82 I Vit. Setúbal 8(1)
1983/84 III Ol. Douro 16(2)

Anónimo disse...

Por questões familiares gostaria que se alguém souber o paradeiro de DUDA, por favor o comunique através deste blogue. P.F.

Anónimo disse...

Olá estou a ler este blog e devo dizer que o Duda neste preciso momento esta em Setúbal onde tem casa e tambem onde se desloca varias vezes desde o Brasil para rever os amigos.Creio tambem que se tem deslocado a cidade do Porto pelo mesmo motivo.
O grande Duda esta muito bem e não aparenta ter a idade que tem, somos amigos e ele fala do F.C.Porto com muita saudade.
O Duda vai estar em Portugal até a proxima sexta feira dia 26, no entanto se continuar por cá eu voltarei aqui para dar noticias.
Um abraço.

Luis Filipe

Anónimo disse...

Caro Luís, por favor, mantenha-me ao corrente. Há mesmo mta urgência.
Obrigada.

Anónimo disse...

Luís, mto origada pela disponibilidade! Agradeço q se tiver mais notícias, as coloque no blog! Obrigada.

Familiar

Anónimo disse...

Olá boas.
Eu não vejo o Duda desde sexta feira, penso que esteja no Brasil, ele estava comigo todos os dias no entanto vou tentar saber se já foi ou se ainda esta por cá e deixo aqui a mensagem.
Não tenho o contacto dele mas vou falar com os amigos com quem ele acompanha, na maioria comerciantes aqui da cidade e amanhã ou depois já deixo aqui informação.
Um abraço.

Luis Filipe

Anónimo disse...

Olá Luís!
Quero mais uma vez agradecer td a sua disponibilidade! tentei deixar-lhe um contacto pr alguma eventualidade mas ñ consegui.
comunicamos p aqui?
Obrigada!

Anónimo disse...

Boas estive em ferias e voltei hoje, posso dizer que O Duda esteve hoje mesmo comigo se quiser pode contactar-me, deixo aqui o mail filipluis@hotmail.com, ele esta muito bem posso ajudar no que for necessario.


Luis Filipe

Francisco Araújo disse...

Olá,
Sou amigo do Duda alguém tempo e mantenho contacto assiduo com ele. Penso que neste dia esteja em Setubal, mas em breve viajara até Braga.
Qualquer dúvida disponha.

dos santos disse...

olá
sou primo de 2ºgrau de DUDA quero informar a vocês q gostam e adimiram ele q o mesmo se encontra desde o dia 24 Do mês de julho de 2009 em Braga -portugal e q algum tempo ele vem tentado negociar a minha ída para algum clube de portugal e creio q minha ida está próxima com fé em DEUS vai dar tudo certo meu nome "ROBÉRIO" mas conhecido como "Roberinho" e tenho 16 anos creio q logo esse vai sucesso e da muita alegria ao futebol português assim como meu primo deu pois da familia sou o mais comparado a DUDA.
MUITO OBRIGADO!
E ATÉ BREVE...

Anónimo disse...

Anonimo(AL)
senhores, tive o prazer de conhecer esse "garoto" pois é o que aparente um senhor de jeito muito Bom, infelizmente hoje vive em maceio de favor conta com os amigos. mora em um quarto onde paga R$ 300,00 reais mes.