segunda-feira, 23 de março de 2009

A um passo do Jamor!

Uma vitória (2-0) por dois golos de diferença foi uma boa forma do FC Porto se estrear no novo formato das meias-finais da Taça de Portugal, agora jogadas a duas mãos.
O FC Porto realizou um jogo agradável. Sem deslumbrar mas com fluidez e procurando sempre marcar mais um ou outro golo. Conseguiu-se o essencial: não sofrer golos e garantir uma vantagem confortável para o jogo da 2ª mão. Faltou apenas 'matar' a eliminatória com o 3º golo. De qualquer forma, se o Estrela quiser estar presente no Jamor, terá agora de cometer o feito de vencer o FC Porto por 3-0 (!) ou forçar um prolongamento (se vencer 2-0). Mesmo que o FC Porto se apresente na Amadora com um «onze» composto por jogadores menos utilizados, vai ser tremendamente difícil ao nosso adversário conseguir dar a volta à eliminatória. Mas,... nunca fiando!
Hoje, o FC Porto colocou menos intensidade no seu jogo, mas compensou-nos com interessantes mudanças de ritmo e com mais de meia-dúzia de boas oportunidades de golo.
Nota-se que a equipa está muito confiante e não entra em ansiedade se, num ou noutro lance, a bola não entra na baliza do adversário. A equipa atravessa uma fase em que é paciente e confia em si própria. Sem 'stress'!A prova desse bom momento está bem à vista num jogador como Mariano Gonzalez. O argentino, que muitas vezes se mostrava inseguro quando jogava no Dragão, é agora um jogador confiante e que não se deixa abalar por um ou outro lance menos conseguido. Mariano atravessa o seu melhor momento desde que chegou ao FC Porto, mas vai ser complicado jogar com regularidade se Hulk, Lisandro e Rodriguez continuarem com a 'corda toda'.
O outro destaque individual do jogo de hoje vai para Raúl Meireles. Que grande momento de forma! O 'geómetra' farta-se de 'fazer piscinas' e ainda vai 'lá acima' aplicar a sua temível 'meia-distância'.
Agora, com a interrupção no calendário, é altura de recuperar Fucile para Manchester e recarregar baterias. O FC Porto vai entrar num ciclo com jogos de 3 em 3 dias. São 7 jogos em apenas 22 dias:
4 de Abril: Vit. Guimarães-FC Porto (Liga);
7 de Abril: Manchester United-FC Porto (Champions);
11 de Abril: FC Porto-E. Amadora (Liga);
15 de Abril: FC Porto-Manchester United (Champions);
19 de Abril: Académica-FC Porto (Liga);
22 de Abril: E. Amadora-FC Porto (Taça);
26 de Abril: FC Porto-Vit. Setúbal (Liga);

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Vitória justa, mas escassa, jogada a ritmo lento, a meio gás, em que mais uma vez, a arbitragem deixou muito a desejar - se é assim nas nossas barbas, como vai ser fora de casa?
Temos tudo para voltar novamente ao Jamor e seria um grande golpe de Teatro, se isso não acontecesse.

Gostei muito do Silvestre Varela, que me parece uma boa aquisiçao.

Não gostei do Lisandro, que me parece triste, desanimado, com a cabeça noutro sítio...Espero que na Liga dos Campeões e no que resta da época, ainda apareça o Licha da temporada anterior.

Um abraço

Anónimo disse...

O Porto merecia mais golos. Foi pena pois 3-0 resolvia a eliminatória.
Raul Meireles está a fazer a melhor época de sempre. Simplesmente fabuloso naquele meio campo!
Por outro lado o Lucho não está a render como no ano passado. É pena, pois o meio campo do FCP com Meireles e Lucho em grande forma é muito forte.

Costa