quarta-feira, 25 de março de 2009

Vai renovar?

Se a época terminasse agora, renovava! Mas,.. falta garantir os títulos! Senão reparem, um treinador que é exímio no trabalho semanal, que faz a sua equipa progredir a nível táctico, que tem sabido valorizar os activos da SAD (o trabalho individual, que faz com os jogadores, é notável!), que mantém a equipa competitiva a nível nacional, e que ultrapassou a 'barreira' dos Oitavos-de-final da Champions, não devería ter o seu contrato renovado? Sim, se no final da época continuar a garantir títulos!
A génese do FC Porto é essa, o continuar a ganhar! Não basta ter competência (e Jesualdo tem) para o treinador ficar. Sejamos claros, muito dificilmente Jesualdo verá o seu contrato ser renovado se o FC Porto ficar em segundo lugar do campeonato. No FC Porto não há projectos a médio-prazo, o treinador tem que ganhar sempre!
Apesar de não ser um treinador consensual, na SAD e junto dos adeptos, julgo que Jesualdo Ferreira garantirá a sua continuidade à frente do FC Porto se garantir um de três objectivos:
- vencer a dobradinha (Liga e Taça de Portugal);
- vencer a Liga dos Campeões (e o FC Porto garantir, pelo menos, o 2º lugar do campeonato);
- vencer o campeonato nacional e eliminar o Manchester United;
Ou seja, das 3 hipóteses, duas delas implicam ser campeão nacional e a outra implica ser... campeão europeu!Actualmente, os treinadores dos grandes clubes são avaliados não só pelos resultados desportivos a nível nacional mas também pelos resultados financeiros que resultam de boas participações na milionária Liga dos Campeões. Ou seja, podemos concluir que estes dois factores foram responsáveis pela última renovação de contrato de Jesualdo Ferreira.
No entanto, Jesualdo tem contra si o facto de já estar no Dragão há 3 épocas consecutivas. Só Artur Jorge ficou tanto tempo (6 épocas) como técnico do FC Porto durante a presidência de Pinto da Costa, mas conseguiu-o em duas fases distintas (de 1984/85 a 1986/87 e de 1988/89 a 1990/91). Ou seja, ninguém permaneceu 4 épocas consecutivas!
Uma barreira que Jesualdo Ferreira pode quebrar, porque dificilmente a SAD escolherá outro técnico se o FC Porto for campeão nacional. Se optar por mudar, e saindo Jesualdo como tetra-campeão, a SAD vai deixar o novo treinador com a ingrata tarefa de ter que fazer melhor que o Professor. E aqui, fazer melhor significa ser novamente campeão e chegar ás meias-finais da 'Champions' (se, entretanto, o FC Porto não ultrapassar o Manchester). Ou seja, é provável que tudo vá depender das competições que o FC Porto conseguir conquistar até final da época. Se for campeão nacional, dificilmente Jesualdo sairá do FC Porto.

7 comentários:

dragao vila pouca disse...

Se a época terminasse agora, renovava! Mas,.. falta garantir os títulos!

Ora aí está! Se Jesualdo perdesse este campeonato - bati três vezes na mesa -, não tinha condições para continuar.

Um abraço

Anónimo disse...

Sem duvida que qualquer que seja o treinador do F C Porto, arrisca-se a ganhar títulos.Mas mesmo assim o F C Porto merece um treinador melhor.
Comentei varias vezes no bloge, a incompetência de Jesualdo, em meu entender não deveria continuar como treinador do F C Porto.

Anónimo disse...

Amigo, (grande) portista Ricardo:
Adorei o seu artigo/texto. Sabe que às vezes é difícil aceitar opiniões pouco meditadas e, muitas vezes, despropositadas. Amiúde se ouvia (quando as coisas não estavam a correr lá muito bem…) "Jesualdo já para a rua!", "Jesualdo não é treinador para o Porto", "Jesualdo é vermelho", etc., etc.; amiúde se ouve, agora, "Jesualdo tem de sair no fim da época". Ora, no FC Porto as coisas não funcionam assim; a questão do treinador não é questão menor, que seja tratada com leviandade. Nada no nosso clube (ainda bem…) é tratado com ligeireza. Tudo ponderado, tudo muito bem trabalhado é o começo do caminho para o sucesso.
Claro que "não há bela sem senão". Assim como não há treinadores perfeitos, também há decisões que, mais tarde, se verifica não foram as mais correctas. Estou a lembrar-me de Quinito. Lembram-se dele? Pois o meu temor é que a SAD opte por alguém (p.ex. Jorge Jesus) que seja um fracasso. E que tenha prescindido de outro (com os seus defeitos) que deu provas de competência. Mas o contrário também é verdade…
Por tudo isto, parece-me que o Senhor, no seu texto, diz tudo o que há a dizer. É uma peça simplesmente fabulosa, digna de um grande jornalista, digna de um jornal desportivo ou generalista da maior dimensão. Dou-lhe os meus parabéns Senhor Ricardo Vara. Agradeço-lhe o prazer que me deu ler este trecho do seu blogue que, diariamente, também me dá muito prazer consultar. Muito obrigado.
Para terminar:
1) Realço o que diz de Jesualdo: "o trabalho individual, que faz com os jogadores, é notável!" De facto, está visto (quem duvida?), sabe "fazer" jogadores.
2) Há qualidades no actual treinador que, no nosso clube, são imprescindíveis num homem ocupando aquele cargo: a seriedade (pessoal, intelectual, etc.), a postura e sobretudo o sentido da solidariedade, da cooperação. Porque na estrutura do nosso clube, a solidariedade, a interdependência entre dirigentes, técnicos e atletas é um dos fundamentos do sucesso da equipa de futebol.
3) Felizmente temos uma equipa dirigente e, acima de tudo, um homem que vive o clube (é o clube…) – Pinto da Costa – que nos permitem dormir descansados. Com todas as premissas, com todas as possibilidades na sua posse, saberão lidar com o assunto e escolher bem e o melhor para o FC Porto.
Fernando Moreira - V.Real

ninja disse...

Muito bom blog, parabéns. Neste momento não sei dizer se deve ou não renovar porque ainda falta decidir tudo esta época. Porque se formos a ver ainda não ganhamos nada e o Jesualdo tanto pode sair sem nenhum titulo ganho esta época como pode nestes poucos meses que restam ganhar 3, sendo um deles o de campeão europeu. Se isso acontecer claro que deve-se renovar.

O http://www.guardiaodainvicta.blogspot.com/ deu inicio a uma petição para o regresso de Deco:

http://www.ipetitions.com/petition/regressodecofcporto/

Cumprimentos

Anónimo disse...

Já se falou em Jorge Jesus e Paulo Bento, mas pra mim nenhum deles traria vantagens em relação a Jesualdo. Conhecem os 3 muito bem o futebol português e isso é suficiente para ganhar no FC Porto. Não me surpreenderia se Pinto da Costa escolhesse novamente um estrangeiro. Mas eu gosto de Jesualdo. É aborrecido na relação com os adeptos e com a imprensa mas vai deixar marca no FC Porto.
Rui Dias
Famalicão

PedroBM disse...

Aceito muitas opinioes, agora dizer "o trabalho individual, que faz com os jogadores, é notável!" so pode ser piada... A grande maioria dos jogadores so mostram algumas melhorias em termos tacticos, porque em tecnica fazem tanto ou menos que no dia em que chegaram. gostaria muito de ouvir exemplos deste excelente trabalho individual...

Bruno Santos disse...

Jesualdo Ferreira não é um treinador perfeito porque treinadores perfeitos não existem.Mas os dois campeonatos que já ganhou(e a forma como ganhou o do ano passado),o que fez este ano na champions, o futebol que a equipa joga,o profissionalismo que demonstra(á Porto)e outros atributos que fazem dele um bom treinador fazem-me pensar que neste momento ele é o treinador ideal para o Porto.