Hoje, recuamos à primeira vez que Bayern de Munique e FC Porto se encontraram numa eliminatória europeia após a final de Viena. Os dois clubes cruzaram-se nas competições europeias da época 1990/91, temporada que marcou a última participação do FC Porto na extinta Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Recordamos essa eliminatória com a capa da 'Bayern Magazin' (edição de Março de 1991), com o bilhete do jogo da 2ª mão (disputado nas Antas, a 20 de Março de 1991) e com o programa oficial do jogo do Olympiastadion (que na capa antecipava a vingança dos alemães com a frase: «Bayern's Revanche für Wien»). Os alemães não se enganaram! Quatro anos depois da noite mágica (dramática para o Bayern) de Viena, o FC Porto sofria a desforra.
Depois de, nos anos 80, ter defrontado uma mítica geração de jogadores do Bayern (Jean-Marie Pfaff, Andreas Brehme, Lothar Matthaus e Michael Rummenigge, entre outros), era chegada a vez do FC Porto medir forças com a promissora geração de 90 (Klaus Augenthaler, Stefan Reuter, Roland Wohlfarth, Stefan Effenberg e Christian Ziege, entre outros).
Apesar do Bayern, em 1987, ser uma equipa bem mais forte do que aquela que o FC Porto defrontou em 1991, a verdade é que a nova geração do FC Porto «pós-Viena» ainda estava longe da equipa que, quatro anos antes, encantou a Europa. A unir essas duas equipas, havia apenas o treinador (Artur Jorge, que sucedeu a Tomislav Ivic e Quinito) e mais quatro ou cinco jogadores (João Pinto, André, Jaime Magalhães, Madjer,...). Do outro lado, e logo após a final de 1987, o Bayern colocara em curso uma autêntica revolução. Além de uma nova geração de promissores jogadores, os alemães também renovaram a sua equipa técnica, com o jovem Jupp Heynckes a substituir o conceituado Udo Lattek. Nessa época, e antes de defrontar o Bayern, o FC Porto eliminou o Portadown, da Irlanda do Norte, e o Dínamo de Bucareste, da Roménia, nas duas primeiras eliminatórias. O Bayern-FC Porto acabou por marcar o único confronto dos Quartos-de-final entre antigos campeões da Europa.
A 1ª mão jogou-se a 6 de Março de 1991 e terminou empatada 1-1 (Bender aos 31' e Domingos aos 65'). Depois de um primeiro tempo em que Bayern desperdiçou várias oportunidades para chegar ao intervalo com uma vantagem mais confortável, o FC Porto voltou para a segunda-parte decidido a marcar. Assim foi, com a cumplicidade entre Domingos e Kostadinov a garantir o adiar da eliminatória para o jogo das Antas. Apesar do bom resultado conquistado no Estádio Olímpico, a verdade é que o FC Porto só conseguiu adiar a vingança do Bayern durante mais 15 dias. Isto porque os alemães venceram nas Antas por 2-0 (Christian Ziege aos 19' e Bender aos 71') e mostraram que, nessa época, estavam mesmo mais fortes do que o FC Porto. Nem a entrada de Madjer (já com 31 anos), foi suficiente para o FC Porto discutir o jogo. Os alemães acabaram com a eliminatória aos 71 minutos!Depois de eliminar o FC Porto, nos Quartos-de-final, o Bayern sería afastado da competição nas meias-finais, pelo campeoníssimo Estrela Vermelha (derrotou o Marselha, na final).
Sem comentários:
Enviar um comentário