quinta-feira, 28 de maio de 2009

A «foto do dia» - Custódio Pinto e Américo Tomás

Antecipamos o jogo do próximo Domingo, entre o FC Porto e o Paços de Ferreira, com uma foto histórica, que regista a 3ª vitória do FC Porto na Taça de Portugal.
Estávamos em 1968 e o FC Porto atravessava uma das fases mais complicadas da sua história. Nesse ano, o clube teve a ousadia (!) de atingir a final do Jamor. Como a governação do «Estado Novo» privilegiava os clubes da capital, essa vitória do FC Porto na final da Taça acabou por ser uma autêntica proeza.
Uma vitória por 2-1 (golos de Valdemar e Nóbrega), sobre o Vit. Setúbal, marcou um intervalo no longo jejum do FC Porto, no que a vitórias no campeonato nacional e na Taça de Portugal diz respeito (o FC Porto não vencia um campeonato há 9 anos e a última vitória na Taça havia ocorrido em 1958).
Na foto, vemos o último Presidente da República do regime salazarista, Almirante Américo Tomás (foi o candidato escolhido pela União Nacional para suceder a Craveiro Lopes, tendo como adversário nas eleições o popular General Humberto Delgado) a entregar o troféu ao 'capitão' do FC Porto, Custódio Pinto.
O FC Porto também venceu em pleno «Estado Novo»!

1 comentário:

Riccardo disse...

hi, i am trying to find a team listing for the 67/68 cup final. can you help at all? thanks

(sorry to put this message here, i could not find an email contact address)